As necessidades agrícolas de água aumentarão, não importa o que se faça
Mesmo sem pecuária, as necessidades de irrigação das culturas continuarão a crescer devido ao aumento das secas
Nesta safra de inverno, a área cultivada com trigo no Rio Grande do Sul é de 1.458.026 hectares, e a produtividade está estimada em 4.680.780 toneladas, de acordo com dados da Emater/RS- Ascar. Estes números colocam o nosso estado, ao lado do Paraná, entre os maiores produtores de trigo do país.
Apesar de se tratar de uma cultura tradicional e representativa no sul do Brasil, o cultivo de trigo ainda é um desafio para os produtores rurais. As intempéries climáticas, a incidência de pragas, doenças e de plantas daninhas são entraves para garantir a produtividade e a qualidade dos grãos.
Visando esclarecer algumas das principais dúvidas dos triticultores, o Instituto Agris promove um Dia de Campo no próximo dia 28 de outubro em Passo Fundo. O objetivo é aproximar técnicos e produtores das informações geradas pelos pesquisadores da instituição, que tem como foco o manejo de doenças e plantas daninhas em grandes culturas. O evento contará com nomes como Eng.ª Agr.ª Dr.ª Ana Paula Rockenbach, Eng. Agr. Ph.D. Erlei Melo Reis e Eng. Agr. Mateus Zanatta.
Dia de Campo de Trigo Instituto Agris
Data: 28 de outubro de 2022
Horário: 13h e 30 min
Local: Estação Experimental Instituto Agris – RS 324, Km 169 – Passo Fundo/RS
Inscrição: link disponível
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Mesmo sem pecuária, as necessidades de irrigação das culturas continuarão a crescer devido ao aumento das secas
Segundo o presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, o sorgo é uma opção interessante para a safrinha, principalmente onde a janela de plantio não é favorável para o cultivo do milho