DataSafra fornece informações para planejamento da cadeia da soja e do milho

Inovação tecnológica será apresentada no TEA Brazil, importante fórum do setor na América Latina

27.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Sylvia Mie

O uso crescente da tecnologia tem possibilitado um avanço em produtividade, eficiência e qualidade no agronegócio brasileiro. Os sistemas e soluções existentes permitem que o produtor rural gerencie e monitore sua plantação e sua fazenda em tempo real, conferindo mais assertividade em seu planejamento. Para as indústrias de sementes, fertilizantes, agroquímicos e máquinas agrícolas, além de tradings e bancos, a ferramenta ideal é o DataSafra, plataforma de monitoramento agrícola por satélite, que levanta dados da safra atual e de duas safras anteriores, propiciando inúmeras comparações entre elas bem como análises sobre tendências futuras.

A solução tecnológica será apresentada durante o TEA Brazil, importante fórum de Tecnologia na Agricultura na América Latina, que vai reunir no dia 6 de junho, em São Paulo, Governo, associações agrícolas, empresas de tecnologia, startups, empresas de defensivos agrícolas, fornecedores de equipamentos, bancos, seguradoras, proprietários e administradores de terras, cooperativas, entre outros. O evento debaterá as tendências e inovações do agronegócio e como é possível aumentar a lucratividade no campo e diminuir os custos operacionais por meio das novas tecnologias.

Segundo Izabel Cecarelli, diretora presidente da Geoambiente, empresa responsável pelo desenvolvimento do DataSafra, o TEA Brazil será uma oportunidade de levar para um público altamente qualificado, a plataforma que realiza o mapeamento das áreas plantadas de soja e de milho por região ou até mesmo por município, por meio do monitoramento por satélite e de inúmeros cruzamentos de dados levantados a partir de complexos algoritmos e de conceitos como Big Data e Inteligência Artificial. “Nosso objetivo é proporcionar informações precisas que balizem as estratégias comerciais e de planejamento, além das tomadas de decisões em relação à investimentos e financiamentos, de todos os players da cadeia produtiva da soja e do milho”, explica.

Durante o evento, Izabel irá ministrar a palestra Evolução da safra em tempo quase real e Inteligência de Mercado, durante o painel intitulado Aumento da lucratividade com a transformação dos dados em indicadores e novas plataformas de comércio agrícola, com início previsto para 10h40.

DataSafra fornece dados de janelas de plantio, marcha do plantio mês a mês, histórico de ciclo de sementes utilizado em cada região, evolução da colheita, sendo um registro fiel da situação atual das lavouras plantadas. Ele realiza, ainda, o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de cada talhão.

As informações são dispostas em planilhas, gráficos e em mapas apresentados sobre o Google Maps, o que torna bastante amigável a interação dos técnicos com os resultados das análises. Outra vantagem do DataSafra é determinar parâmetros sazonais de cultivo, uma vez que, com base no estudo dos mapas e gráficos, se consegue determinar o momento exato em que ocorre a remoção da cobertura vegetal de um determinado talhão.

Fruto do esforço de inteligência de diversos profissionais e de um longo desenvolvimento, que durou cerca de dois anos e meio, o DataSafra é um produto que foi concebido pela Geoambiente, empresa com 25 anos de experiência na área de Geolocalização e Sensoriamento Remoto. Focado atualmente nas culturas de soja e milho, o DataSafra possui já mapeada a produção do estado do Mato Grosso e, em breve, os dados de outras culturas e de outros estados estarão disponíveis aos interessados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro