Exportação de café do Brasil sobe 22% em outubro
Apesar de entraves logísticos, desempenho foi o segundo melhor para o mês nos últimos cinco anos; embarques de conilon e robusta seguem em destaque
A Cummins apresenta seu motor B6.7H movido a hidrogênio na Agritechnica 2023, na Alemanha ("Cummins B6.7H hydrogen engine"). Destinado a tratores e máquinas agrícolas, ele tem potência máxima de 294 cv (290 hp) e torque máximo de 1.200 Nm.
Conforme a empresa, trata-se de plataforma de motor totalmente nova com tecnologia para aumentar a densidade de potência, reduzir as perdas por fricção e melhorar a eficiência térmica. Como resultado, "o desempenho é equivalente ao de um motor diesel de cilindrada semelhante e compatível com as mesmas transmissões, sistemas de transmissão e pacotes de refrigeração". Outro benefício do B6.7H é o funcionamento significativamente mais silencioso do que um diesel.
O motor pode ser instalado no mesmo equipamento que um motor diesel. As práticas e custos de manutenção também são comparáveis aos motores diesel, informa a empresa. A principal diferença a considerar é o sistema de combustível.
O armazenamento a bordo é um componente crítico. O hidrogênio precisa ser comprimido no espaço disponível para armazenar o suficiente para atender aos requisitos do ciclo de trabalho do veículo. A Cummins tem uma joint venture com a NPROXX, especializada no assunto. Os tanques de armazenamento projetados terão capacidade de pressão de até 700 bar para maximizar a capacidade e o alcance operacional.
“A Cummins desenvolve soluções de energia líderes há mais de cem anos e continuamos a demonstrar nossa liderança no desenvolvimento de uma ampla gama de transmissões sustentáveis voltadas para o futuro – com o hidrogênio desempenhando um papel fundamental”, disse Antonio Leitão, vice-presidente off-road da Cummins. Negócio de motores. “Nossa estratégia é focar em toda a cadeia de valor do hidrogênio para impulsionar a sustentabilidade e permitir uma adoção mais rápida.”
Após recentes aquisições e investimentos, o foco da Cummins está em três áreas principais para o hidrogênio: a produção de hidrogênio verde, a gestão e transporte de hidrogênio e a aplicação de hidrogênio em motores e células de combustível.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura