Cultivar de arroz produzida pela Embrapa e BASF chega ao mercado em agosto

18.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

O arroz BRS Sinuelo CL é fruto de mais uma parceria entre a BASF, empresa química líder mundial, e a Embrapa, a principal companhia brasileira de pesquisa e tecnologia agrícola. A nova cultivar, que se destaca principalmente pelo combate à praga do arroz vermelho, está em fase final de produção de sementes e chegará ao mercado a partir de agosto. “Para a safra 2011/2012, prevista para ser iniciada em setembro, a nova cultivar adaptada ao Sistema de Produção Clearfield terá o papel de ajudar os orizicultores gaúchos a se livrarem da infestação do arroz vermelho. A planta invasora causou diversos prejuízos no Rio Grande do Sul nas últimas décadas”, alerta o pesquisador Ariano Magalhães, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS).

Em reunião técnica realizada em Pelotas no último dia 6 de julho, representantes de empresas sementeiras responsáveis em multiplicar as sementes da cultivar apresentaram as características do BRS Sinuelo CL que trarão vantagens ao agricultor: a excelente produtividade - principalmente na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul -, a resistência ao acamamento de plantas, às principais doenças do arroz e ao degrane, a ausência de pilosidade, melhor reação a problemas de toxidez por ferro.e, ainda, a qualidade do grão e rendimento industrial. Além dos sementeiros, participaram do evento a equipe da BASF e pesquisadores da Embrapa, que discutiram os resultados obtidos, informações relevantes ao manejo desta cultivar e estratégias de comercialização de sementes para a safra 2011/12.

A variedade foi desenvolvida para o Sistema Clearfield. Neste modelo, o arroz está preparado para receber doses do herbicida Only, que combate o arroz vermelho e preserva as plantas produtoras. Testes de campo feitos nas seis principais regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul apontam para uma produtividade média de 8,3 mil kg/ha. As sementes do arroz foram produzidas em 13 propriedades espalhadas pelo território gaúcho, em um total de 800 hectares.

A realização do encontro serviu para trocar informações sobre o manejo e produção da nova cultivar. A partir dos resultados obtidos na safra 2010/2011, é possível ter boas expectativas para a próxima safra. “Com a introdução de mais esta cultivar para o Sistema Clearfield na safra 2011/12, os produtores de arroz terão mais uma alternativa não só para o controle do arroz daninho, mas também para o escalonamento da época de colheita, em função da duração de ciclo diferenciado em relação às demais variedades com características de resistência ao herbicida Only”, completa o gerente de projetos Clearfield da BASF, Airton Leites.

- O arroz vermelho é uma planta da mesma espécie do arroz cultivado, com coloração avermelhada cuja presença diminui a qualidade física do arroz produzido. Ao se reproduzir dentro de uma lavoura de arroz, afeta a produtividade da área, tornando-se uma planta invasora com alto nível de proliferação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro