Não haverá plantio de cana-de-açúcar no Pantanal, diz Minc
O governo federal vai investir mais R$ 2,5 bilhões no crédito agrícola. Os recursos serão transferidos da poupança rural, conforme resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), na semana passada. Na prática, o total da aplicação das poupanças rurais no crédito agrícola passou de 65% para 70%. A medida vigora até 30 de junho de 2009.
Antes dessa decisão, já haviam sido liberados, adicionalmente aos recursos do Plano Agrícola, R$ 10,5 bilhões para o custeio da próxima safra. O aporte extra visa a evitar problemas de liquidez relacionados à crise financeira.
A mesma resolução do CMN (nº 3.625/2008) amplia a possibilidade de financiamento de Cédulas do Produto Rural (CPR), com recursos da poupança rural, pelos bancos oficiais. A ampliação do limite para financiar a CPR facilita a venda antecipada dos produtos agrícolas. Isso representa, na prática, mais liquidez para o setor. A Cédula de Produto Rural é um título líquido e certo, exigível pela quantidade e qualidade de produto nela previsto.
Acompanhe o direcionamento dos recursos da poupança rural no endereço abaixo:
http://www.agricultura.gov.br/pls/portal/url/ITEM/5A92BDBE98EE56B5E040A8C075022438
Débora Pinheiro,
Mapa
www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura