A Corteva Agriscience anunciou hoje o lançamento de uma nova marca de herbicida: Bexoveld Active. O ingrediente ativo oferecerá aos produtores de cereais uma ferramenta para o controle de ervas daninhas de folha larga. A previsão é que o Bexoveld seja lançado na América do Norte em 2028 e na Europa em 2030, dependendo das revisões regulatórias.
Bexoveld é o nome comercial de molécula patenteada pela Corteva, um herbicida 6-Arilpicolinato (6-AP) de terceira geração desenvolvido com base no conhecimento da empresa sobre os herbicidas Arylex e Rinskor.
De acordo com a Corteva, Bexoveld controla plantas daninhas de folha larga, incluindo espécies resistentes chave em culturas de cereais. É eficaz em baixas taxas de uso contra Kochia, a erva daninha de folha larga número um em culturas de cereais na América do Norte, bem como veronica e mostarda selvagem, que são plantas daninhas comuns que afetam culturas de trigo, centeio, triticale e cevada na Europa.
Os herbicidas arilpicolinatos são conhecidos por seus perfis regulatórios, toxicológicos e ambientais favoráveis. O perfil ambiental do Bexoveld se destaca entre outros herbicidas mimetizadores de auxina devido à baixa dose necessária. Ainda de acordo com a empresa, Bexoveld decompõe-se rapidamente no solo, o que significa que as restrições de colheita na temporada seguinte são mínimas. Os níveis de resíduos de Bexoveld e seus metabólitos estão abaixo do limite para grãos de cereais.
No Brasil, a empresa pediu registro da marca "Bexoveld" ano passado.