Corteva Agriscience lança Lumialza, nematicida biológico para tratamento de sementes

Foco do produto são as culturas de soja e milho

15.12.2022 | 16:42 (UTC -3)
Diego Mendonca, com edição Cultivar

A Corteva Agriscience apresenta seu primeiro nematicida biológico para tratamento de sementes. Trata-se do Lumialza, que contém Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838). Esse organismo coloniza a região da raiz e cria barreira contra diversos nematoides nocivos. Tudo sem interromper as atividades de organismos benéficos ao solo. A empresa informa que a proteção pode estender-se por mais de 80 dias.

“A Corteva trabalha para levar inovação contínua ao campo. O Lumialza é mais um passo neste sentido. O lançamento engloba as áreas de tratamento de sementes e biológicos, que são de grande importância para a companhia, e busca ajudar o agricultor no manejo de nematoides, uma das maiores prioridades para produtores de soja e milho, que precisam proteger sua produção e o retorno sobre os investimentos”, afirma Dante Queiroz (foto), líder do Portfólio de Tratamento de Sementes da Corteva Agriscience.

Indicado para controle de nematoides-das-galhas (meloidogyne incognita), nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), o produto ativa a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Desta forma, a planta absorve mais água e nutrientes e cresce mais saudável e vigorosa.

Os nematoides resistem a condições ambientais diversificadas e podem favorecer a incidência de doenças, o que afeta ainda mais as plantas. As perdas na cultura da soja podem ser superiores a 50%, com prejuízo anual de cerca de R$ 16 bilhões, já no cultivo do milho as perdas chegam a 35%, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia.

Além de ser uma ferramenta eficiente para as estratégias de gerenciamento de nematoides, Lumialza ajuda na rápida germinação e contribui para a restauração do solo de forma sustentável, beneficiando o futuro e a prosperidade do campo.

Veja abaixo parte da bula do Lumialza

LUMIALZA

Registrado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA sob número 12420

COMPOSIÇÃO

Bacillus amyloliquefaciens cepa PTA-4838............................................................ 270 g/L (27% m/v) Equivalente à 6,1 x 1010 Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/mL)
Outros Ingredientes......................................................................................... 930 g/L (93% m/v)

INSTRUÇÕES DE USO EM TRATAMENTO DE SEMENTES

LUMIALZA é um nematicida microbiológico composto de Bacillus amyloliquefaciens cepa PTA-4838, rizobactéria que apresenta ação nematicida e nematostática. O uso de LUMIALZA resulta em plantas com menores danos nas raízes e maior sistema radicular. LUMIALZA é recomendado para o tratamento de sementes e indicado para o controle das pragas abaixo:

MODO DE APLICAÇÃO
Preparo de Calda:
Colocar a quantidade de produto desejada em um recipiente próprio para o preparo da calda. Acrescentar parte da água desejada gradativamente, misturando e formando uma calda homogênea. Completar com a quantidade de água restante até atingir o volume de calda recomendado pelo fornecedor da semente. Importante: Manter a calda em agitação permanente para evitar decantação. A dose recomendada de LUMIALZA deve ser distribuída uniformemente na quantidade de sementes necessária para semear 1 hectare, respeitando-se o volume máximo de calda recomendado pelo fornecedor das sementes. Seguir sempre as orientações de um Engenheiro Agrônomo.

LIMITAÇÕES DE USO

Fitotoxicidade: o produto não é fitotóxico nas doses indicadas no rótulo e bula.

A semeadura mecanizada pode apresentar redução no fluxo da semeadura devido ao tratamento de sementes. Portanto, deve-se regular a semeadora com as sementes já tratadas para evitar erros na quantidade de sementes. Deve-se limpar a semeadora e os kits de distribuição diariamente, removendo possível resíduos acumulados nas paredes e engrenagens e evitando erros na quantidade de sementes. Em função da baixa dose do produto, deve-se utilizar equipamentos adequados para o tratamento das sementes e assegurar uniforme distribuição do produto.

O produto deve ser armazenado em ambiente seco e mantido sempre na embalagem original. Manter sempre a embalagem fechada quando não estiver em uso. Não deixar sementes tratadas expostas sobre o solo.

Incompatibilidade: Lumialza não deve ser misturado com substâncias extremamente alcalinas ou ácidas, como cal, calda bordalesa, nutrientes foliares ou fertilizantes líquidos, ou em mistura com herbicidas.

A bula completa pode ser vista no link abaixo:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro