Cada vez mais, a tecnologia torna-se um diferencial no campo, aplicada em produtos inovadores que oferecem soluções capazes de facilitar o dia a dia nas lavouras. No setor de irrigação, não é diferente: seguindo a nova tendência da internet das coisas (IoT, do inglês Internet of Things), a coleta e transmissão de dados a distância estão revolucionando a agricultura irrigada.
É nesse contexto que a Valley, que atua no segmento da agricultura irrigada por pivôs centrais, vem desenvolvendo produtos que fazem uso da tecnologia a serviço do campo, com o objetivo de possibilitar a irrigação mais fácil e eficiente, contribuindo para a economia de despesas e recursos e potencializando a rentabilidade.
Um desses produtos é o BaseStation3, a solução de gestão de irrigação que prioriza a praticidade e a automação dos pivôs centrais Valley. Com a plataforma, o produtor pode executar a gestão do seu sistema de irrigação a distância, sem precisar comparecer pessoalmente na fazenda, o que pode ampliar o grau de controle sobre os equipamentos, a qualquer momento e em qualquer lugar.
O BaseStation3 pode ser acessado a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, e permite que o produtor acompanhe em tempo real o funcionamento dos seus pivôs, independentemente da marca ou modelo.
Em Riachão das Neves, no oeste da Bahia, o BaseStation3 vem fazendo a diferença nas lavouras de soja, milho e algodão da fazenda Santana, comandada pelos irmãos Franciosi. Na propriedade que se estende por uma área ampla de 12.640 hectares, são quase 10 mil hectares irrigados, atendidos por um sistema que inclui 22 pivôs centrais Valley – todos equipados com o BaseStation3.
De acordo com o gerente da fazenda, Samuel Carvalho Pereira, a rotina no campo ficou mais prática após a instalação da plataforma, há cerca de dois anos.
“Os primeiros pivôs foram implantados na fazenda há seis anos, mas a diferença que o BaseStation3 fez na lavoura é muito notável. É muito proveitoso poder controlar tantos pivôs ao mesmo tempo, sem a necessidade de estar na fazenda pessoalmente. Além disso, não precisamos mais nos preocupar com a instabilidade do clima. Se chover, podemos desligar os pivôs remotamente, e monitorar a atividade de cada um a distância”, descreve.
Para o encarregado da irrigação da fazenda Santana, Douglas José Beuren, os benefícios do BaseStation3 vão além da praticidade. “É muito importante ter acesso a toda essa informação na palma da mão, e em tempo real. Fora a rotina, que ficou muito mais prática, também economizamos combustível e água. A nossa área é muito extensa, e é muito fácil cair no desperdício quando é necessário controlar quase 30 pivôs”, ressalta.
A utilização do equipamento conectado à internet e que oferece informação e controle a distância, levou o gerente Samuel a enxergar a tecnologia com outros olhos. “Estamos abertos a todas as novidades que envolvam a tecnologia. Tudo que vier para facilitar o dia a dia no campo é muito bem-vindo por aqui”, comenta.