Conheça os vencedores do 3º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural

06.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Redução de custos e consciência ambiental foram preocupações constantes entre os vencedores do 3º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com patrocínio do Banco do Brasil.

O produtor José Alves da Fonseca, do município de Mateus Leme, na região Centro-oeste, conquistou o 1º lugar, com o projeto Rebobinador Caseiro de Fita Gotejadora. Utilizando materiais simples disponíveis na propriedade, como baldes e caixas de frutas, ele montou um dispositivo que facilita o manejo e aumenta a durabilidade das fitas utilizadas em irrigação por gotejamento.

As fitas, espécie de mangueiras finas, feitas de material plástico (derivado do petróleo) são finas e sensíveis a danos mecânicos. O sistema de recolhimento desenvolvido por Fonseca protege o material contra furos e rasgos. Dessa forma, contribui para evitar o vazamento da mistura de água e fertilizante usada na irrigação, além de reduzir o volume de lixo da propriedade, pois aumenta a vida útil das fitas. O resultado é claro: mais eficiência no trato das culturas, com custo reduzido e menor impacto ambiental.

O Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural incentiva o desenvolvimento do conhecimento técnico e a inovação no campo e é aberto a todos os agricultores e pecuaristas do Estado de Minas Gerais. "O desenvolvimento da tecnologia não está apenas nos ambientes acadêmicos. É possível inovar com o uso de materiais simples e de baixo custo", afirma o presidente da Emater-MG e um dos idealizadores do prêmio, José Silva.

Desde a criação do prêmio, em 2006, já foram apresentados mais de 300 projetos. Nesta terceira edição, foram inscritas 116 invenções. A Comissão Julgadora foi formada por profissionais com comprovado conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária, selecionados em instituições do setor, como Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), assim como a Emater-MG, vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O coordenador do concurso, Waldyr Pascoal Filho, explica que, entre os critérios de julgamento, além da criatividade, foram considerados os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais, além da viabilidade de execução dos projetos.

A premiação dos cinco primeiros colocados será no dia 2 de dezembro de 2008, no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte, durante as comemorações dos 60 anos da empresa. Segue abaixo o resumo dos projetos vencedores e os prêmios a serem distribuídos.

Miriam Fernandes

Emater-MG

(31) 3349-8241

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro