Congresso de Tomate Industrial reuniu cerca de 400 pessoas

29.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

O III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial terminou no sábado (28/11), com resultado positivo no número de participantes – cerca de 400 pessoas.

O evento também ampliou a discussão de temas ligados à cadeia produtiva do tomate industrial, como produção do tomate orgânico, diagnóstico e controle de pragas e doenças, tendências mundiais e nacionais do tomate, requeima do tomateiro, manejo integrado de pragas, sustentabilidade aplicada em campo, mercados diferenciados, entre outros.

Para o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Celso Moretti, a programação técnica e científica da terceira edição do Congresso mostrou a evolução da produção do tomate no Brasil, especialmente em Goiás, e também o compromisso dos organizadores do evento em apresentar as novidades tecnológicas e pesquisas ao produtor e às indústrias. O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, destacou a importância de Goiás sediar um evento de grande porte que trata da cadeia produtiva do tomate industrial. “O estado é o cenário ideal para o Congresso, porque reúne todas as características favoráveis para a produção da cultura, como solo, clima, disposição de água e assistência técnica”, acrescentou. Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Goiânia, Neide Aparecida, revelou que a perspectiva, agora, é que Goiás possa ser sede para o Congresso Mundial de Tomate Industrial.

Novidades

A terceira edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial teve a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Destaque para a presença da secretária-geral da WPTC – Conselho Mundial dos Processadores de Tomate, Sophie Colvine, que ministrou a palestra Tendências Mundiais do Processamento de Tomate. Sophie ressaltou em sua passagem por Goiânia a importância do Brasil no cenário agrícola mundial e o crescimento da cultura do tomate nacional entre os principais países produtores no mundo.

A edição deste ano do evento também abriu espaço para discutir a integração entre a produção de tomate industrial e o tomate de mesa. Esse debate foi aprofundado no Seminário Nacional de Tomate de Mesa, que teve a presença do produtor de tomate orgânico, Fernando Ataliba, e empresário Cyro Cury Abumussi.

Feira

A 3ª Feira de Produtos e Serviços voltados para a cadeia do tomate industrial integraram a programação do evento. A intenção era a troca de experiências e exposição de produtos, fomentando os empreendimentos e aumentando a rede de relacionamentos. Ao todo, 18 empresas de todo o Brasil colocaram seus produtos e serviços em exposição durante o congresso. São elas: Emra, Vivati, Mudas Brambilla, Agropecuária Canello, BR 3, Bayer, DuPont do Brasil, Planty Tec, Basf, Eagle/Heinz, Pivot, Cross Link, Syngenta, Ihara, Goiás Verde, Agrosystem, Zanatta Estufas, Revista Campo e Negócios.

Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3954-4871 / 3225-4899

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro