Yanmar registra crescimento de 50% nas vendas de máquinas agrícolas durante a Expointer 2024
Aumento foi impulsionado pelo acesso facilitado ao crédito disponibilizado na feira por meio dos programas Finame do BNDES e Mais Alimentos do Pronaf
A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (PR), sedia, até quinta-feira (5), o 39º Congresso Brasileiro de Nematologia. Sob o tema “Nematoides além da Fronteira do Mercosul”, o evento acontece em conjunto com o 54º Encontro Anual da Organization of Nematologists of Tropical America (Onta), no Grand Carimã Resort Convention Center.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e pela Onta, o congresso é organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e reúne centenas de especialistas da área. Participam do evento pesquisadores, estudantes, consultores e profissionais de empresas nacionais e internacionais, incluindo representantes de países como Paraguai, Argentina, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos.
Claudia Regina Dias Arieira, presidente do congresso, destaca que, neste ano, o evento recebeu 700 inscritos de 18 países, que participam para trocar informações a respeito do manejo de nematoides. “Estamos trabalhando com temas de ponta a respeito de nematoides em cana-de-açúcar, café e inovações no controle”, detalha. Ela acrescenta que, no último dia do evento, na quinta-feira (5), ocorrerá o Simpósio de Manejo de Nematoides na Agricultura, com foco especial na sojicultura.
O congresso tem por objetivo promover a interação entre diferentes profissionais ligados à nematologia e difundir conhecimentos e experiências sobre desafios e soluções estratégicas para o manejo de nematoides parasitas de plantas.
Entre os temas principais abordados durante o evento, podem ser citados os nematoides quarentenários na fronteira do Mercosul; nematoides entomopatogênicos e sua interação com plantas hospedeiras; estratégias de manejo de solos e saúde das plantas; cenários de manejo de nematoides no Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos; e outros.
Integrando a programação do evento, o Simpósio de Manejo de Nematoides na Agricultura na quinta-feira (5) reunirá especialistas para debater o cenário de nematoides nas Américas, manejo de solo e de nematoides. Entre os confirmados estão profissionais ligados a universidades brasileiras e internacionais, como o Instituto Federal (IF-Goiano), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Ohio State University, além de empresas e instituições como a Embrapa e a Fundação MT.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Aumento foi impulsionado pelo acesso facilitado ao crédito disponibilizado na feira por meio dos programas Finame do BNDES e Mais Alimentos do Pronaf