Concurso revela os melhores cafés de Minas Gerais

16.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ricardo Ditchun

Foram revelados nesta terça-feira (16) os cafés vencedores do Concurso Minasul, que reconhece os melhores lotes produzidos no sul de Minas Gerais. Pela primeira vez no Brasil, um concurso de cafés especiais atribuiu premiações individualizadas a cada característica analisada entre as amostras: Fragrância/Aroma, Sabor, Acidez, Corpo e Aftertaste(mais informações no infográfico). Realizado desde 1992, o evento é organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha, Minas Gerais. Até então, as distinções eram concedidas apenas para o conjunto desses atributos. O evento tem o apoio de NUCOFFEE, iniciativa pioneira da Syngenta para valorizar o café especial brasileiro e abrir portas para o produtor nacional em outros países.

A avaliação foi feita por Q Graders, habilitação profissional que pode ser traduzida como analista de qualidade, na qual desgustadores são certificados pela Coffee Quality Institute, entidade americana que é referência mundial em cafés de alta qualidade. As análises obedeceram ao protocolo definido pelo CQI por cinco Q Graders, responsáveis pelo julgamento de 158 amostras da safra 2012/2013, enviadas por produtores cooperados da Minasul.

De acordo com o regulamento, foram escolhidos para a etapa final 20 lotes de café natural e dez de café cereja descascado. “A premiação individualizada por atributo reflete o crescente grau de refinamento do consumidor de cafés especiais, que passa a buscar bebidas segundo critérios sensoriais muito específicos”, explica Jack Robson Silva, coordenador de Qualidade NUCOFFEE e um dos Q Graders que participaram do processo de julgamento.

Com a divulgação dos lotes vencedores do Concurso Minasul, a Syngenta promoverá, dia 27 de novembro, o NUCOFFEE Best of Brazil 2012 Cupping, em San Francisco, nos Estados Unidos. O evento acontecerá na torrefadora Blue Bottle, uma das mais renomadas do país, e apresentará os lotes vencedores de pelo menos 15 fazendas brasileiras a 50 torrefadoras norte-americanas. “Mais uma vez iremos proporcionar a troca de informações. Queremos que os torrefadores saibam a origem e a história dos cafés brasileiros e os produtores, por sua vez, também conheçam os destinos de seus lotes”, afirma Daniel Friedlander, gerente de Marketing NUCOFFEE.

CAFÉ CEREJA DESCASCADO

1º colocado: Ricardo Iabrud dos Santos Pereira - Duas estrelas: Fragrância/Aroma e Sabor

2º colocado: Lucimar Braga Junqueira - Duas estrelas: Corpo e Aftertaste

3º colocado: Fábio Araújo Reis

4º colocado: Renato Pita Maciel de Moura -Uma estrela: Acidez

5º colocado: Dimas Almeida Borges

CAFÉ NATURAL

1º colocado: Renato Pita Maciel de Moura: Duas estrelas: Acidez e Aftertaste

2º colocado: Adelino R. B. Semboloni e Outros: Duas estrelas: Sabor e Corpo

3º colocado: Ricardo Iabrud dos Santos Pereira: Uma estrela: Aroma

4º colocado: Márcia Aparecida Marcelino Reghim

5º colocado: Alaor Elias da Silva

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro