Oeste e Sudoeste têm potencial para mais 447 mil hectares para cultivo de trigo
Trigo tem produtividade média de quatro mil quilos no oeste do Paraná
A Conab divulgou o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, que mostra que as chuvas regulares registradas no último mês contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de milho semeado em Sergipe no mês de junho.
As condições das lavouras variaram entre boas e excelentes, principalmente para as áreas cultivadas após a primeira quinzena de maio, quando as precipitações bem distribuídas proporcionaram condições ideais de semeadura e desenvolvimento das lavouras.
“A preocupação com os efeitos de veranicos ocorridos em maio e a provável chegada de El Niño foi amenizada durante o mês de junho, quando as chuvas foram volumosas e bem distribuídas. De acordo com os técnicos da Companhia, o bom regime de chuvas no mês de junho foi observado em praticamente todo o estado, inclusive na região do Sertão”, destaca o superintendente da Conab em Sergipe, José Resende.
As boas condições de clima aliada à realização dos tratos culturais pelos agricultores sergipanos possibilitam um cenário propício para o bom rendimento da cultura. Assim, as estimativas para a produtividade de milho são de 5.209 quilos por hectare, um aumento de 5,4% quando comparada com a safra 2021/22.
Essa melhora na produtividade leva a um aumento de produção no mesmo percentual, com expectativa de atingir 949,1 mil toneladas do grão. Já a área de cultivo deve se manter estável em 182,2 mil hectares.
A produção de milho em Sergipe é importante para a economia do estado, pois representa cerca de 10% do PIB agrícola sergipano. O milho é utilizado na alimentação humana, animal e na fabricação de produtos industrializados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura