Agropecuária é o único setor que apresenta aumento no PIB
Um dos maiores produtores de café da Bahia, Piatã, localizada na região da Chapada Diamantina, se destaca pela produção de qualidade, com grãos apreciados nacionalmente e internacionalmente, e pela conquista de títulos como o segundo lugar no concurso Cup of Excellence, além de ocupar cinco posições dos 20 melhores lotes no concurso estadual.
O proprietário da Fazenda Bonfim, segunda colocada no concurso nacional, Benyosef Rosa Soares, conta que o clima da região da Chapada Diamantina ajuda, mas o segredo está em fazer uma boa colheita e secagem para que se chegue ao ponto de excelência. Ele explica que após o concurso, seu lote estará em leilão internacional na internet no dia 18 de janeiro, tornando ainda mais valorizado o café de Piatã.
Desde o ano 2000, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) realiza o concurso, que acontece todos os anos e recebe amostras de produtores de todo o Brasil com a finalidade de conhecer novas regiões potenciais. Os cafés que possuem o título de melhores do mundo podem ser vendidos a preços recordes, como ocorreu com o lote vencedor do ano passado, comercializado por mais de US$1,3 mil/saca. No ano passado, foram 973 amostras inscritas. Os cafés vencedores são vendidos ao importador de café ou torrador através de um leilão internacional pela internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café que foi submetido à competição.
O presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia, João Lopes, afirma que não é a primeira vez que Piatã se destaca em dez edições do concurso estadual. “Piatã está sendo reconhecida pela sua produção de qualidade”, pontua sem esquecer que mais dez municípios também se destacam no Estado e ressalta o número crescente de produtores participantes, que hoje chega a mais de 30.
Ele afirma ainda que esse ano três provadores e compradores da Inglaterra, Estados Unidos e Coréia participaram do concurso e adquiriram lotes vencedores. “Nossa intenção é continuar fazendo com que provadores e compradores internacionais reconheçam a excelência do café brasileiro”, completou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura