Cesb entrega premiação a vencedores de desafio de produtividade

08.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sedeli Feijó

O Jantar de premiação do 2ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2010/2011, ocorreu no dia 3 de agosto, em Brasília, Distrito Federal. O evento, que reuniu dezenas de pesquisadores, produtores e representantes de empresas do setor, foi promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), entidade sem fins lucrativos formada pela união de profissionais e pesquisadores de diversas áreas para trabalhar estrategicamente e utilizar o conhecimento em prol da sojicultora nacional.

A 2ª edição do Desafio teve participação de 1,185 mil produtores de soja, que realizaram cultivo em áreas de até 10 hectares, com objetivo de aprendizado e troca de experiências técnicas. A estratégia de manejo utilizada pelos vencedores, segundo o presidente do Cesb, Orlando Carlos Martins, foi o plantio cruzado. “Neste arranjo espacial cabem mais plantas por hectare, sem que uma sufoque a outra. Mas para fazer este tipo de plantio deve se observar a genética da variedade, que precisa ser, necessariamente, de hábito determinado’, explicou. Segundo Martins, o que exige maior cuidado é a semente, que precisa possuir vigor e boa qualidade.

Durante solenidade de premiação, o diretor presidente do CESB destacou que para o aumento da produtividade é necessário a interação de vários fatores. “Na pesquisa tendemos a isolar aspectos para obter a produtividade mais alta. Mas neste caso temos que juntar esses fatores para fazer uma interação positiva”, defendeu.

Antes do anúncio dos vencedores do 2º Desafio, o diretor administrativo Financeiro do CESB, Marcelo Habe, ressaltou que o desenvolvimento da agricultura, juntamente com a sustentabilidade em torno das áreas agrícolas, “pode ser a chave para que consolidemos a condição de ‘celeiro do mundo’”.

O vencedor do Desafio foi premiado com uma viagem técnica de sete dias aos Estados Unidos, com objetivo de aprendizado e troca de experiências técnicas entre os sojicultores.

Já com o pensamento no próximo ano, o diretor de marketing do Cesb, Nilson Dias Caldas, anunciou a 3ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012. “Esperamos chegar a 2 mil produtores participantes”, projetou Caldas.

O campeão, Roberto Pelizzaro, é de Correntina e utilizou técnicas o plantio cruzado e tratamento de sementes.

Região Nordeste/Norte: Produtor Roberto Pelizarro, produtividade 100,63 sacas por hectare

Região Centro/Oeste: Produtor Edimilson Ribeiro Santana, produtividade 88,04

sacas por hectare

Região Sul: Produtor Leandro Sartoneli Ricci, produtividade 100,45 sacas por hectare

Região Sudeste: Ivaldo Lemos da Costa, produtividade 98,97 sacas por hectare

Sedeli Feijó/Grupo Cultivar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro