9ª Jornada de Atualização Legal é encerrada em Campo Verde
Palestrante Álvaro Morejano Maia foi muito elogiado por participantes
Depois de fechar o ano-safra de 2017/2018 com crescimento nas vendas de 60% ante o anterior, a Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB) – empresa brasileira formada por produtores rurais de alimentos e fibras têxteis, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos genéricos e biológicos, que garantem a produção dos alimentos, além de sementes – projeta um novo incremento para 2018/2019, de 41,18%, saindo US$ 170 milhões para US$240 milhões. A empresa teve lucro de US$12,6 milhões na safra recém finalizada e espera alcançar US$15 milhões no próximo ciclo.
Para 2019, os planos da CCAB envolvem consolidar a plataforma Cropline, lançada em outubro deste ano para dar acesso aos produtos do seu portfólio aos não-acionistas. Com a Cropline, a CCAB busca dialogar com os produtores de alimentos de todo o Brasil e de diversos cultivos; a empresa pretende também lançar uma nova linha de produtos biológicos e estruturar-se para permitir aos produtores comprarem fertilizantes conjuntamente. “Não apenas como um poolde compras, mas dentro de um pacote de soluções para o produtor de alimentos, que abarca também os produtos para proteção dos cultivos”, explica o CEO da companhia, Jones Yasuda. Ele projeta movimentar, já a partir do próximo ano, em torno de US$40 milhões nessa modalidade.
Segundo Yasuda, o crescimento da companhia reflete o bom momento pelo qual passa a produção brasileira de alimentos, com perspectiva de produção de cerca 238 milhões de toneladas de grãos em 2018/2019, pelas previsões da Conab. “Além do aumento da demanda mundial por alimentos e fibras, novas configurações de mercados, decorrentes sobretudo das divergências entre Estados Unidos e China, criam oportunidades para o Brasil, que se consolida cada vez mais como o grande fornecedor mundial”, explica o CEO.
Mudanças também no mercado de produtos para proteção de cultivos favoreceram o avanço da CCAB nas vendas. “O que temos hoje é uma concentração jamais vista, com as recentes fusões e aquisições das multinacionais que dominam o mercado. A CCAB, como uma empresa cujos donos são os próprios produtores rurais, ganha relevância como alternativa, nesse cenário”, diz. O portfólio da companhia conta com cerca de 110 produtos, em diferentes fases de registro, para diversas culturas agrícolas, sendo 20 produtos formulados já registrados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura