Catu/BA terá plano municipal de desenvolvimento Rural sustentável

25.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Seagri

Localizado no Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/litoral Norte, o município de Catu torna-se um dos primeiros municípios baiano a elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária da região. Aceitando sugestão do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a Secretária de Agricultura de Catu, comandada por Eraldo Santana, organizou o seminário para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, evento iniciado na manhã desta segunda-feira (25), e que será encerrado nesta terça-feira (26), no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBaiano).

“A definição das prioridades e o planejamento das ações, maximizando os recursos disponíveis, são passos importantes e fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária e fortalecimento da agricultura familiar”, disse o secretário Eduardo Salles.

A importância do evento pode ser medida pela presença de centenas de agricultores e estudantes do IFBaiano, e de muitas autoridades, dentre elas o prefeito Geranilson e seu vice, pastor Daniel, secretários de Agricultura de municípios vizinhos, do presidente da Câmara, Adilson Mota e de praticamente todos os vereadores da cidade, além da coordenadora da Fetraf/Brasil, Elisangela Santos; do diretor IFBaiano, Alex Batista, e do presidente em exercício do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Alcides de Jesus.

Reafirmando o apoio da Seagri, o secretário Eduardo Salles participou da abertura do evento acompanhado por Luis Anselmo Souza, coordenador de Desenvolvimento Agrário da Seagri, (CDA) e pelo coordenador de Reforma Agrária do CDA, Nilo Ramos; pelo presidente da Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EBDA/Seagri), Elionaldo Teles, e por Jeandro Ribeiro, diretor de Agregação de Valor da Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf).

De acordo com Eraldo Santana, um dos objetivos do plano é promover a transferência de tecnologias, por meio das políticas públicas disponíveis nos governos do Estado e federal, atendendo a agricultores familiares nas diversas comunidades rurais e nos projetos de assentamento de reforma agrária implantados no município. “Catu será exemplo para os demais municípios disse ele, tendo como resposta a manifestação da secretaria de Agricultura de Mata de São João, de que também vai organizar o plano do seu município.

O presidente da EBDA, Elionaldo Teles, destacou a importância da agricultura familiar e o planejamento com participação da população, reforçando a necessidade da organização de associações e cooperativas para o acesso a políticas públicas.

O seminário discute o desenvolvimento rural sustentável do município de Catu, bem como a produção agropecuária familiar e comunitária, reunindo contribuições para a elaboração do plano. A primeira palestra do dia foi proferida pela coordenadora da Fetraf/Brasil, Elisangela Santos, que falou sobre a importância do planejamento na gestão social do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Pela tarde, o superintendente da Suaf/Seagri, Wilson Dias, apresentou as políticas públicas desenvolvidas pelos governos estadual e federal, que podem ser executadas no município.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro