Carlsberg Research Lab desenvolveu tecnologia de reprodução ultrarrápida para cultivares
O método FIND-IT não resulta em organismos geneticamente modificados
26.08.2022 | 16:31 (UTC -3)
Cultivar, com informações da Carlsberg
Cientistas do Laboratório de Pesquisa Carlsberg desenvolveram o método de desenvolvimento FIND-IT (não-OGM) para, por exemplo, aumentar os rendimentos, a tolerância ao clima e a qualidade das cultivares. É um passo inovador para atender às necessidades alimentares da população global em expansão, diante das mudanças nas condições climáticas. A invenção foi publicada na última edição da Science Advances.
Com o aumento das temperaturas e uma projeção de que as taxas atuais de aumento de rendimento de nossas plantações não acomodarão as necessidades alimentares de 9 a 10 bilhões de pessoas até 2050, há uma demanda urgente para encontrar maneiras de otimizar de forma sustentável a maneira como produzimos.
A professora Birgitte Skadhauge, vice-presidente do Laboratório de Pesquisa Carlsberg, e sua equipe de cientistas podem ter a resposta. A equipe inventou a tecnologia FIND-IT (Fast Identification of Nucleotidevariants by droplet DigITal PCR).
“É um fato conhecido que precisamos de culturas no futuro que, por exemplo, tenham melhor qualidade e maior tolerância ao calor e ao estresse hídrico. Com nossa tecnologia, podemos rastrear um número extremamente grande de indivíduos de culturas em um tempo muito curto e encontrar uma variante específica, que tolera melhor o calor ou a seca. Depois, a variante isolada pode ser cultivada em novas variedades melhoradas que são capazes de crescer em todo o mundo”, diz Skadhauge.
O FIND-IT permite a melhoria ultrarrápida de muitos tipos diferentes de plantas, como cereais, mas também micróbios. Isso inclui cevada, leveduras e cepas bacterianas que são fundamentais para a fabricação de cerveja, produção de alimentos e muitos processos industriais. Além disso, o FIND-IT acelera o processo de desenvolvimento desde o laboratório até a avaliação de campo e o desenvolvimento de produtos e tem um grande potencial para a agricultura sustentável, mesmo fora do mundo cervejeiro.
A publicação desses resultados mostra o compromisso do Laboratório de Pesquisa Carlsberg e da Fundação Carlsberg, que tem contribuído com financiamento para o projeto, na busca de soluções sustentáveis para a melhoria da sociedade.
“Estamos muito orgulhosos de que o Laboratório de Pesquisa Carlsberg continue a construir sua longa reputação científica com a invenção da metodologia FIND-IT, que acreditamos ser uma tecnologia inovadora que capacitará pesquisadores de todo o mundo a enfrentar desafios globais”, diz o professor Søren-Peter Olesen, Presidente do Conselho de Supervisão do Laboratório de Pesquisa Carlsberg.