A campanha “Trigo – cultive a rentabilidade” é uma iniciativa que reúne as principais empresas de genética de trigo no Rio Grande do Sul, com o objetivo de ampliar a área de cultivo com geração de renda ao produtor. O lançamento, nesta quinta-feira (26/05), vai desencadear uma série de ações ao longo da safra de trigo.
Alcançar a rentabilidade no cultivo do trigo depende de uma série de fatores, desde uso de semente certificada, genética de qualidade, manejo eficiente na lavoura até questões mercadológicas e climáticas. Para apresentar ao produtor rural todas as vantagens de investir na safra de inverno, a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do RS (Apassul) chamou as cinco empresas que trabalham com melhoramento genético de trigo no Estado (Biotrigo Genética, Embrapa Trigo, Fundação Pró-sementes, OR Sementes e Semevinea) para criar estratégias capazes de promover o trigo como importante gerador de renda no agronegócio gaúcho.
Para expandir a área de trigo com renda no inverno, a campanha vai orientar produtores e assistência técnica através de cursos, dias de campo e difusão de informações através de diferentes mídias. Para fomentar práticas que otimizam as técnicas de cultivo serão instaladas 10 lavouras expositivas, em diferentes propriedades rurais do RS, que servirão de base para acompanhamento da safra, coleta e divulgação de resultados agronômicos e econômicos.
Para saber mais, entre em contato com um dos promotores: Apassul, Biotrigo Genética, Embrapa Trigo, Fundação Pró-sementes, OR Sementes e Semevinea.