Exportação de café do Brasil sobe 22% em outubro
Apesar de entraves logísticos, desempenho foi o segundo melhor para o mês nos últimos cinco anos; embarques de conilon e robusta seguem em destaque
A onda de calor, que pode chegar a 44 graus no Centro-Oeste, vai se estender por toda a semana, segundo levantamento da Ignitia Inteligência Climática, empresa especializada em previsões para climas tropicais. Em algumas cidades dessa região, como em Dourados, no Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima desta semana já excedeu em quase 30% a média histórica para o mês de novembro, no chamado valor climatológico.
De acordo com o meteorologista e diretor da Ignitia, João Rodrigo de Castro, a cidade de Dourados (MS) registrou 38,5 graus de temperatura nesta segunda (13/11) e a média histórica da cidade para o mês de novembro é de 30,7 graus. Castro alerta que essa onda de calor é extrema. “Se pegarmos os dados históricos, vemos que a média da temperatura máxima em Cuiabá (MT) é de 34ºC em novembro. Nesta segunda, às 17h, a temperatura chegou a 41,1º C. Em Mineiros (GO) a média histórica máxima é de 29.7º C e a máxima desta segunda chegou a 37.5º C”, compara.
O meteorologista e diretor da Ignitia avalia que o padrão observado nos últimos dias é incomum e chega em um péssimo momento para a agricultura nacional. “A chuva ainda não ganhou ritmo nessa estação chuvosa e por isso, muitas áreas com soja recém-plantada têm apresentado resultados desanimadores, com casos de replantio devido aos problemas de tombamento”, afirma.
A previsão do modelo europeu ECMWF com nove quilômetros de resolução indica a manutenção desse cenário. Para algumas regiões, como na divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso, a previsão mostra possibilidade de temperaturas que podem ultrapassar os 44 graus, valor muito acima da média climática para a região. Temperaturas menos elevadas são esperadas somente no Sul do Brasil que está passando por um novo evento de chuva volumosa.
Apesar das temperaturas bastante elevadas, os agricultores podem ter uma boa surpresa nos próximos dias, afirma Castro. “Pode haver formação de chuva devido ao calor. Isso já ocorreu nesta segunda-feira (13) em Rio Verde (MT), onde choveu 6,8mm e pode voltar a se repetir, de forma muito isolada, em áreas de todo o Centro-Oeste e também Sudeste”, diz.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura