Umidade do solo possibilita retomada do plantio da soja que já atinge 68% no RS
Semeadura já atinge 68% no Estado, estando toda essa área em germinação e desenvolvimento vegetativo
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em parceria com a Federação dos Cafeicultores e com a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), realizou na quinta-feira, 25 de novembro, a 6ª edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro. Na ocasião, além das atividades presenciais e da apresentação dos resultados colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, conduzido pelas instituições, ocorreu o lançamento oficial do livro "Cafeicultura do Cerrado".
A publicação elaborada pela EPAMIG, em parceria com a Embrapa, aborda todos os aspectos de produção de café no bioma Cerrado, com destaque para as tecnologias que permitiram a expansão do cultivo para essas áreas. Atualmente, a cafeicultura da região desponta como uma das mais modernas e tecnificadas e é exemplo de organização. O modelo organizacional único, pautado no associativismo e no cooperativismo, é um dos diferenciais de sucesso.
Em 50 anos, a cafeicultura do Cerrado conseguiu destaque no mercado global, conquistando marca e Denominação de Origem (DO), a primeira no Brasil. "O livro vem valorizar e consolidar o potencial da cafeicultura da região, reunindo o que há de mais atual em informações e tecnologias específicas para a atividade. Desde o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, culminando em informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras", afirma a presidente da EPAMIG, Nilda Soares.
Organizada pelos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho (EPAMIG), André Dominghetti Ferreira (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (EPAMIG) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp), a obra conta com a participação de autores conceituados, de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil. As informações disponibilizadas pretendem disseminar o conhecimento e garantir a continuidade da atividade neste bioma e em sistemas produtivos semelhantes.
A publicação pode ser adquirida na Livraria EPAMIG, pelo site, e-mail livraria@epamig.br ou telefone (31) 3489-5002. O valor é R$69 (mais frete).
O 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro, foi realizado no Centro Excelência do Café, localizado no Campo Experimental da EPAMIG em Patrocínio. O evento reuniu cerca de 200 participantes interessados em saber mais sobre tecnologias e cultivares de café adaptadas para a reunião.
A programação contou com os painéis "Pesquisa brasileira na cafeicultura: Avanços tecnológicos e principais desafios" e "Resultados de produtividade e qualidade de cultivares para a cafeicultura do Cerrado Mineiro", além de um debate com a participação dos produtores Daniel Bruxel (Fazenda São João), Alessandro Brandão (Fazenda Duas Pontes) e Acácio Dianin (Fazenda Castelhana) que contam com Unidades Demonstrativas instaladas nas propriedades deles.
O projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café no Cerrado Mineiro, iniciado em 2016, conta experimentos implantados em 25 propriedades comerciais, de 12 municípios do Cerrado Mineiro, além de uma unidade no Campo Experimental da EPAMIG em Patrocínio. O objetivo é avaliar o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Empresa e orientar os produtores no momento do plantio ou da renovação da lavoura. Os resultados parciais têm sido apresentados após o balanço de cada safra e ao final do projeto será disponibilizado um software com todas as informações.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura