Cafeicultores conhecerão as novidades da BASF na 12ª FEMAGRI

12.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A cidade mineira de Guaxupé será palco da 12ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (FEMAGRI) que será realizada sob o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, entre os dias 13 a 15 de março. Realizada no Sul de Minas, um dos maiores centros produtores de café do País, a feira apresentará as principais novidades para os produtores da região. O evento é organizado pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que possui mais de mil e oitocentos cooperados.

A BASF apresentará aos cafeicultores o Sistema AgCelence Café, um modelo de manejo integrado composto pelo uso sequencial de três fungicidas, porém com objetivos distintos. O procedimento inicia logo após a colheita dos frutos ou pré-florada, quando aparecem os primeiros sinais de doença. Nesta etapa é utilizado o fungicida Cantus, que auxilia na redução de inóculo e ajuda na proteção contra as principais doenças das folhas e ramos como a mancha-de-phoma e mancha-de-ascochyta.

Dando continuidade, no período de pós-florada utiliza-se o fungicida Comet. “Nesta fase é importante protegermos as folhas, flores e frutos novos aumentando o pegamento dos mesmos”, explica Daniel Vieira, gerente de Marketing de Cultivos para Café da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF. A última etapa está relacionada à qualidade dos frutos e folhas, na qual se utiliza o fungicida Opera, que proporcionará maior quantidade e uniformidade dos chamados grãos cereja, além do controle fitossanitário. “Os principais benefícios do Sistema, além do excelente controle fitossanitário, é proporcionar uma maior produtividade, melhor qualidade dos grãos e maior enfolhamento das plantas na pós-colheita, propiciando menor bienalidade na produção, ou seja, a lavoura fica turbinada de colheita a colheita”, argumenta Vieira.

Outro serviço que a BASF apresentará durante a feira é o Digilab Mobile, que tem por objetivo auxiliar os produtores na identificação de pragas, doenças e plantas daninhas, por meio de um microscópio digital que captura a imagem e a insere em uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consulta e comparação tornando o diagnóstico mais preciso e seguro.

Outra recente novidade foi a extensão da tecnologia para tablets, unindo a mobilidade do aparelho ao conteúdo já existente do Digilab, o que a torna ainda mais completa e assertiva. Com o uso da lupa de até 200 vezes de aumento via wireless (sem fio), os usuários terão uma versão com número superior de imagens no banco de dados, maior conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e, consequentemente, mais mobilidade em seus diagnósticos quando comparado ao Digilab tradicional, agilizando o trabalho de assistência técnica no campo.

Em parceria com a Herbicat, empresa especializada em tecnologia de pulverização agrícola, a BASF desenvolveu um novo equipamento para uso em cafeicultura de montanha, trata-se da barra vertical semi-mecanizada. Única no mercado, a tecnologia será apresentada pela primeira vez durante a FEMAGRI. Comercialmente intitulado Foguetinho, as principais características da tecnologia estão na qualidade, eficiência da aplicação e segurança do aplicador. Diferente da maioria dos equipamentos comumente utilizados em áreas de montanha este passa apenas uma vez pela rua do cafezal, distribuindo melhor o defensivo sobre a planta, é mais leve, pois o tanque de armazenamento da calda e o motor que a aciona não permanecem mais nas costas do aplicador, mas sim no trator ou veículo localizado no carreador do cafezal, desta forma conseguimos minimizar os riscos relativos ao vazamento da calda sobre o aplicador.

“Com o Foguetinho os cafeicultores de montanha e aqueles que possuem lavouras de café adensadas conseguirão um manejo mais eficiente nas adubações foliares e no controle de pragas e doenças, o que economiza tempo e produto. A pulverização torna-se então mais rápida e precisa aproveitando o máximo do potencial dos defensivos e fertilizantes utilizados” finaliza Vieira.

- Os produtos Cantus, Comet e Opera estão devidamente registrados no Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento sob nº 07503, 08801 e 08601, respectivamente.

- Aplique somente as doses solicitadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle de doenças/pragas/plantas infestantes (ex: controle cultural, biológico, etc) dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Para maiores informações referente às recomendações de uso do produto e ao descarte correto de embalagens, leia atentamente o rótulo, a bula e o receituário agronômico do produto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro