Safra será atualizada terça-feira
Em junho, de acordo com dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou 116,87 mil toneladas equivalente carcaça de carne bovina in natura. Tem-se, portanto, um expressivo aumento de 20% em relação a maio e, o mais importante, de 9% em relação a junho de 2008.
Desde setembro de 2008 o Brasil não exportava mais em um mês, comparando-se o desempenho com o mesmo período do ano anterior, destacam os analistas.
O preço médio ficou em US$2.474,54 por tonelada equivalente carcaça, alta de 3% em relação a maio e de 8% em relação a janeiro. Se manteve abaixo dos patamares do ano passado, é verdade (queda de 21% em relação a junho/08), mas o importante, principalmente com o dólar em queda, é que o mercado internacional está firme.
Fica cada vez mais evidente que a fase mais complicada da crise econômica, ao menos para o setor da carne bovina, já passou, comentam os analistas da Scot Consultoria.
O mundo não parou de comer, portanto continuaremos exportando. Os preços não alcançarão, no curto prazo, os patamares de meados de 2008. Mas também não serão aqueles do início do ano.
Fabiano Tito Rosa
Scot Consultoria
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura