Brasil promove algodão sustentável em evento paralelo ao ICA Trade Event

Delegação brasileira promove networking e negociações no mercado global de algodão em Liverpool

11.10.2024 | 15:07 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Catarina Guedes
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Produtores e exportadores brasileiros participam do evento anual da International Cotton Association (ICA), que ocorre de 15 a 17 de outubro, em Liverpool (Inglaterra), levando o potencial de ampliação no fornecimento de algodão sustentável pelo Brasil ao centro dos debates. Ainda no dia 15 de outubro, às 12h, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realiza o evento paralelo “Cotton Brazil Luncheon”, direcionado a empresários e investidores do setor têxtil. 

Em pauta, estarão números de safra e exportação e projeções para o ciclo 2024/2025. A expectativa é reunir mais de 70 empresários e investidores internacionais. “Nossa meta é fortalecer mundialmente a imagem do Brasil como produtor relevante, junto a públicos estratégicos”, antecipa Alexandre Schenkel, presidente da Associação.

Já no dia 17, o Brasil promove dentro da programação oficial do evento o painel “Cotton Connected: Brazil's role in helping secure global cotton's place in the future of textiles”, das 13h30 às 14h30. O tema é o papel do Brasil como importante ator mundial capaz de garantir ao algodão um papel relevante no futuro dos produtos têxteis. O painel será moderado pelo consultor George Candon e tem Bill Ballenden (LDC), Alexandre Schenkel (Abrapa), Fabiana Furlan (Scheffer) e Mirza Salman Ispahani (M. M. Ispahani Limited) como debatedores.

Cotton Brazil 

Ao longo do ICA Trade Event, a delegação de produtores e exportadores brasileiros coordenada pela Abrapa promove uma série de rodadas de negócios com tradings mundiais. O primeiro ciclo ocorre no dia 16 (quarta), de forma paralela à programação do evento, com cinco salas de negócios das 14h às 16h. Na quinta (17), serão mais três reuniões, das 15h às 16h.

Maior exportador mundial de algodão

No ano comercial 2023/2024, que terminou em julho, o Brasil assumiu, pela primeira vez, o posto de maior exportador mundial de algodão. Na safra 2024/2025, a previsão é de 3,67 milhões de toneladas de pluma – volume 13% superior ao de 2023/2024. Para a exportação, a projeção é de 2,86 milhões de toneladas (6,7% a mais que o ciclo 2022/23), segundo dados da Abrapa. 

O foco principal dos eventos é debater como será o papel do Brasil num cenário de aumento no consumo de fibras têxteis artificiais, já que é o principal fornecedor mundial de algodão sustentável atualmente. O ponto alto do debate é reunir diferentes visões diretamente envolvidas no tema: do cultivo e produção ao comércio, passando pelo marketing, fiações e varejo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro