Brado apresenta planos para operação na Malha Central durante a Intermodal 2022

A empresa de logística multimodal planeja iniciar neste ano o atendimento no trecho entre Anápolis (GO) e Santos (SP) com foco na atuação em mercado interno, importação e exportação

15.03.2022 | 07:08 (UTC -3)
Larissa Spinelli
“Mostramos nosso case de sucesso do mercado interno entre Mato Grosso e São Paulo”, conta Marcelo Saraiva, presidente da Brado
“Mostramos nosso case de sucesso do mercado interno entre Mato Grosso e São Paulo”, conta Marcelo Saraiva, presidente da Brado

A Brado vai apresentar em primeira mão seus planos de atuação para a Malha Central, com foco no mercado interno, importação e exportação, na 26ª edição da Intermodal. A feira internacional de logística, transporte de cargas e comércio exterior ocorre na capital paulista até o dia 17 de março no São Paulo Expo.

A Malha Central é um trecho de 1.537 quilômetros, sob concessão da Rumo, que atravessa os estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais, chegando a São Paulo. Operadora logística multimodal independente e bandeira branca, a Brado se prepara para atender o mercado interno no eixo Anápolis (GO) - São Paulo, e os mercados de importação e exportação a partir de Goiás, conectando indústrias e os principais produtores agrícolas ao Porto de Santos (SP) a partir de julho. Também serão destacados os investimentos em tecnologia com foco na experiência dos clientes.

“Além disso, mostraremos nosso case de sucesso do mercado interno entre Mato Grosso e São Paulo”, afirma Marcelo Saraiva, presidente da empresa. “Essa frente de operação está crescendo significativamente em nossas operações e atualmente representa 27% do nosso negócio, tendo crescido 56% em 2021 frente ao ano anterior. Transportamos cerca de 25 tipos cargas, como matérias-primas, produtos agropecuários e itens industrializados, para mais de 60 clientes dentro do País”.

No fluxo da subida, entre Sumaré-SP e Rondonópolis-MT, a Brado teve um expressivo crescimento em 2021: agroquímicos (+78%), produtos de higiene e limpeza (+70%) e nutrição animal (novo mercado). As operações da Brado para o mercado interno funcionam no sistema round-trip (viagem completa), com trens totalmente carregados e transporte rodoviário atendendo aos clientes que necessitam de intermodalidade. Desde 2019, a Companhia vem operando com vagões double-stack, que permitem operar com contêineres empilhados em dois níveis em trajetos de longas distâncias. Essa modalidade de transporte atrelada ao uso de contêineres de 53 pés representa um grande poder de inovação da empresa e garante um ganho superior a 40% na capacidade de transporte de trens de carga.

“Movimentamos no fluxo de ida as commodities como o milho, ração e óleo vegetal”, diz Saraiva. “O milho, por exemplo, é recebido e armazenado em silos separados em nosso terminal em Rondonópolis, o que assegura a qualidade das quase 600 mil toneladas que transportamos por ano para atender o consumo no mercado paulista. Na volta para Mato Grosso, carregamos os contêineres com bens de consumo diversos, como alimentos, bebidas, materiais de construção e produtos de limpeza. Esse sistema gera uma relação do tipo ‘ganha-ganha’ para vários elos da cadeia logística".

Destaques da operação

Nos últimos dois anos, a dinâmica do mercado sofreu impactos significativos em razão da pandemia, o que levou a Brado a alterar algumas de suas estratégias de crescimento. Tal contexto abriu espaço para movimentos de destaque dentro do setor de logística multimodal. A começar pela movimentação de cargas, que no ano passado chegou a 350 mil TEUs (unidade de medida de um contêiner de 20 pés). Até o final de 2022, a Companhia espera registrar um crescimento de 35%, movimentando 472,5 mil TEUs nos mercados interno e externo.

Ao longo de 2021, a empresa registrou outros marcos importantes, como o início de uma operação no Paraguai, abrindo um novo fluxo logístico que facilita o acesso do país vizinho ao Porto de Paranaguá. “Com a entrada neste novo mercado, estamos proporcionando valores únicos, que incluem a redução de lead time e do custo de capital, aumento de competitividade, segurança no transporte da carga e regularidade do serviço. Até agora, o Paraguai tinha uma logística excessivamente dependente dos rios, que sofrem com períodos de estiagem ao longo do ano”, afirma Saraiva.

Também merecem atenção as operações com declaração de trânsito aduaneiro (DTA). Em 2021, a Brado se especializou em oferecer ao mercado soluções logísticas com a opção de desembaraço de carga nos portos secos, em vez de portos molhados. Passou, por exemplo, a nacionalizar a carga no Porto Seco de Cuiabá, iniciativa que já reflete em ganhos logísticos para indústrias de Mato Grosso.

Em 2021 a Brado também recebeu o reconhecimento da Receita Federal como um operador econômico autorizado (OEA) na modalidade segurança, em reconhecimento a sua capacidade de gerir riscos relacionados à integridade física das cargas, além de cumprir as conformidades tributárias e aduaneiras. Assim, a Companhia passou a ter prioridade nos processos de importação e exportação de produtos, garantindo mais agilidade no atendimento aos clientes.

Experiência do cliente e sustentabilidade

A fim de demonstrar o compromisso com a redução da pegada de carbono, o combate as mudanças climáticas e melhorar a comunicação sobre o tema com seus clientes e parceiros, a Companhia tem trabalhado desde 2019 em um Projeto de Redução da Emissão de CO2, o Green Log -- outra das pautas abordadas durante a Intermodal.

Os clientes que acessam o Green Log pelo portal do cliente podem calcular os benefícios que a multimodalidade logística proporciona. Além dos valores mensais e totais de emissões evitadas de gás carbônico, há detalhes como o indicador de emissão ferroviária, que expressa os gramas de CO2 não-lançados no meio ambiente para cada unidade de peso transportada e distância percorrida. As informações comparativas mostram ainda quanto a redução de emissões equivale em comparação com gases gerados por automóveis ou em número necessário de árvores para compensar o impacto da poluição.

“Ao optar pelo transporte ferroviário, só em 2021 nossos clientes deixaram de emitir mais de 254 mil toneladas de CO2”, afirma o presidente da Brado. “É um aumento de 11% em relação a 2020 e o equivalentes à emissão anual de quase 55 mil veículos. Este volume de CO2 que deixou de ser emitido necessitaria de mais de 1,8 milhão de árvores para ser integralmente absorvido”.

A participação da Brado na Intermodal também vai abordar os investimentos feitos nos últimos anos com foco em proporcionar um melhor atendimento e experiência para os clientes. As iniciativas nesse sentido incluem desde a implantação de uma área de customer experience até a otimização de ferramentas em seus canais de comunicação com as empresas atendidas.

“Lançamos há alguns anos e temos feito melhorias constantes no nosso portal do cliente, o WeBrado”, afirma Saraiva. “Conectamos nossos clientes com as informações da Companhia em tempo real. Com isso, ele pode ter detalhes sobre a logística da sua carga por meio de uma plataforma 100% online e adaptada para interações via mobile e desktop”.

O principal objetivo da Brado é propiciar ao cliente uma visão geral do serviço: contratação, gerenciamento do percurso, tempo estimado para chegada ao destino etc. Em 2021 o portal registrou mais de 11 mil logins de acesso, alta de 150% em relação à 2020.

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