Grupo Cultivar lança página no Facebook
Representantes do SindiTabaco (Sindicato Interesetadual da Indústria do Tabaco), Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e da ONG Terra de Araucária se reuniram nesta segunda-feira, 18 de abril, na prefeitura de Boqueirão do Leão para planejar o seminário ambiental que será realizado em 13 de julho, no município. De acordo com o assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, Sérgio Rauber, a cidade foi escolhida por estar situada junto à Mata Atlântica, pela proximidade com as nascentes de rios e por ter sua economia baseada, principalmente, na produção de tabaco.
O prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, recebeu a comitiva e garantiu o apoio ao evento. “Sabemos da importância do tabaco para o município e do trabalho de conscientização que ainda precisa ser feito em questões relacionadas ao meio-ambiente. Sabemos que os recursos naturais não são infinitos e que ações como esta são fundamentais dentro deste contexto”, disse o prefeito colocando a estrutura à disposição para a realização do seminário.
PROGRAMAÇÃO – A programação do seminário será dividida em dois períodos. Pela manhã, a partir das 8 horas, cerca de 200 produtores de tabaco participam de palestras no Salão Paroquial sobre política reversa de resíduos sólidos, correta destinação de embalagens de agrotóxicos, preservação de nascentes, recuperação de matas ciliares, conservação dos solos, preservação da Mata Atlântica e reflorestamento. “Nosso objetivo é esclarecer e conscientizar os produtores sobre o assunto que já vem sendo, inclusive, tratado individualmente pelos orientadores agrícolas das empresas”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.
Na parte da tarde, a partir das 13h30min, professores e estudantes, entre 5ª e 6ª séries, da rede municipal e estadual da região, se encontram no Ginásio Municipal para apresentação de projetos sobre meio-ambiente desenvolvidos pelas escolas, além de palestras e atividades lúdicas sobre a preservação do meio-ambiente. “Este é um público muito importante para a mudança de conceitos. Estes jovens são os futuros gestores das propriedades rurais da região, conscientizá-los é também um dos objetivos do evento”, afirma Rauber. Os organizadores também apostam na multiplicação dos assuntos tratados no evento aos demais alunos por meio da participação dos professores.
Eliana Stülp
Andreoli MSL Brasil
(51) 3713-1777
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura