Biotalys divulga resultados promissores de testes de campo com seu biocontrolador Evoca

Empresa de AgTech apresenta dados positivos em combate a doenças fúngicas em cultivos de alto valor

31.05.2023 | 13:41 (UTC -3)
Cultivar, com informações Biotalys

A Biotalys, empresa belga, divulgou hoje os resultados iniciais de seus recentes testes de campo para o Evoca, seu primeiro biocontrolador. Durante o ano de 2022, a Biotalys conduziu mais de 160 testes de campo em parceria com Biobest e Beck Ag em uma ampla variedade de cultivos, com o objetivo de posicionar seu produto tanto na União Europeia quanto nos Estados Unidos.

Os resultados dos testes de campo de 2022 mostraram resultados para o uso do Evoca contra o Botrytis sp. em uvas como em anos anteriores. Conforme a empresa, tanto a formulação original quanto uma formulação atualizada do Evoca mostraram-se consistentemente iguais ou superiores a um fungicida químico líder e a uma solução biológica no combate ao Botrytis.

No caso das uvas, o Evoca destacou-se como alternativa às aplicações químicas durante a fase crítica de floração nos programas de manejo integrado de pragas (MIP). Além disso, testes de vinificação também não apresentaram impacto na qualidade e no sabor dos vinhos produzidos com o uso do Evoca.

"Os resultados dos nossos testes de campo comprovam que o Evoca, nosso primeiro biocontrolador, pode preencher a lacuna entre o desempenho e a praticidade das soluções químicas e os perfis de segurança e sustentabilidade das soluções biológicas para os produtores de alimentos", disse Lacey Cole, Chefe de Desenvolvimento de Negócios e Marketing das Américas da Biotalys.

Além das uvas, a empresa informou que o Evoca também foi testado em outras frutas e vegetais. Os resultados obtidos foram os seguintes:

• Pepinos: nos testes realizados na Europa, o Evoca demonstrou proteção contra oídio comparável à solução química existente e a outra solução biológica comprovada.

• Morangos: o Evoca teve desempenho semelhante a outros biofungicidas no combate à podridão causada pelo Botrytis. Novos testes de campo estão em andamento para determinar a frequência, o momento e a rotação de aplicação ideais em diferentes cenários climáticos e regiões.

• Tomates: a adição do Evoca ao programa de proteção química tradicional demonstrou eficácia comparável no controle do oídio em comparação com um programa que utiliza apenas produtos químicos.

• Mirtilos: pela primeira vez o Evoca foi testado em mirtilos. Devido à baixa pressão de doenças nos testes de campo, novos testes serão conduzidos para avaliar o desempenho do Evoca nessa cultura.

Saiba mais sobre fungos do gênero Botrytis

Botrytis é um gênero de fungos que inclui mais de 200 espécies. É mais conhecido pela espécie Botrytis cinerea, comumente associada a doenças em várias plantas, como frutas e vegetais. Esta espécie é conhecida por causar a "podridão cinzenta", uma das doenças mais comuns e economicamente prejudiciais para os produtores de plantas.

Botrytis cinerea é um fungo necrotrófico, o que significa que mata o tecido da planta antes de colonizá-lo. Ele produz enzimas que degradam a parede celular da planta, permitindo que o fungo penetre e colonize o tecido da planta. A infecção geralmente começa em tecidos mortos ou danificados e pode se espalhar para tecidos saudáveis.

No entanto, Botrytis cinerea também tem um lado positivo. Em certas condições, principalmente em vinhas de uvas brancas, pode causar a "podridão nobre". Esta é uma condição em que o fungo desidrata as uvas, concentrando os açúcares e outros solutos. Isso pode resultar em vinhos doces de alta qualidade, como o Sauternes na França.

O controle de Botrytis em culturas agrícolas geralmente envolve uma combinação de práticas culturais (como poda e manejo da umidade) e controle químico com fungicidas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro