Novas cultivares podem reinserir o Mato Grosso do Sul como polo de produção de trigo tropical
Iniciativa faz parte do programa de expansão da cultura na região central, apoiado pela Embrapa e parceiros
Alguns dos avanços para ajudar a minimizar o problema dos nematoides estão entre os temas trabalhados pela Bayer no 38º Congresso Brasileiro de Nematologia, que acontece em Cuiabá de hoje até a próxima quinta-feira (24/8). O evento, que tem como tema “nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia”, conta com a presença de alguns dos principais pesquisadores da multinacional para discutir os temas trabalhados no meio científico, com o intuito de que possam impactar positivamente a realidade das lavouras brasileiras.
A companhia destaca a recente extensão de bula do nematicida Verango Prime. Era indicado para uso na soja, café, batata e cana-de-açúcar. A partir deste ano, também para milho, algodão e diversas culturas de hortifrúti. A formulação possui o ingrediente ativo Fluopiram.
Uma das grandes novidades de Verango Prime é contar com aprovação para aplicação em barra (as soluções disponíveis no mercado só podem ser aplicadas em sulco), o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo, explica Guilherme Hungueria (dir.), gerente de inseticidas da Bayer para a América Latina.
“O amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides é algo fundamental para o manejo dessa praga e, além de oferecer este espectro, Verango Prime tem o diferencial de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores", afirma Hungueria.
Outra novidade é o pré-lançamento do programa Bayer Directo Nematoide, voltado a prescrição customizada de Verango Prime para talhões de soja. A iniciativa faz parte da estratégia da Bayer em oferecer soluções de agricultura digitais e modelos inovadores de negócio, como o risco compartilhado. O Bayer Directo Nematoide auxiliará os produtores no manejo de nematoides, compartilhando o risco do investimento em nematicida, dependendo do resultado nos talhões inscritos.
Ainda em fase pré-comercial, as prescrições do Bayer Directo serão geradas a partir de dados georreferenciados dos talhões mapeados por Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer, além de dados agronômicos e de ambiente.
“O objetivo é identificar as zonas de cada talhão onde há maior risco de danos econômicos por nematoide e prescrever, de forma precisa, onde a aplicação de Verango Prime é recomendada. Isso levará a um manejo de nematoides mais otimizado, sustentável e assertivo”, afirma Bernardo Coelho (esq.), líder de novos negócios em agricultura digital da Bayer para defensivos, que também está entre os palestrantes do evento.
Fluopyram (fluopiram, CAS 658066-35-4) é um inibidor da succinato desidrogenase na classe das piridinil-etil-benzamidas (pyridinyl-ethyl-benzamides). Foi originalmente utilizado como fungicida (Frac 7), com aprovação pela EPA em 2012. Num segundo momento, passou a ser usado como nematicida (Irac N-3). Nesta função, sua aprovação pela EPA ocorreu em 2017.
A succinato desidrogenase está presente em todas as células eucarióticas, o que inclui animais e vegetais. Essa enzima está envolvida no ciclo de Krebs (via metabólica de produção de energia).
Como nematicida, o fluopyram atua por contato e ingestão. A literatura aponta que o produto é eficaz contra uma ampla gama de nematoides. É usado em uma variedade de culturas, incluindo algodão, milho, soja, trigo, frutas e hortaliças. Todavia, por questões legais, produtores somente podem usá-lo no Brasil conforme as culturas e alvos registrados no Ministério da Agricultura.
De uma forma geral, o fluopyram: (a) é absorvido pelo corpo do nematoide através da cutícula ou do trato digestivo; (b) viaja para os tecidos e se liga à enzima succinato desidrogenase; (c) essa ligação inibe a produção de energia; (d) a falta de energia leva à morte do nematoide.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura