BASF apresenta novas tecnologias a sojicultores do Oeste do Paraná

10.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF conduziu áreas demonstrativas, em Marechal Cândido Rondon (PR), para mostrar aos sojicultores tecnologias que auxiliam no aumento de produtividade da cultura da soja. Durante o Dia de Campo Copagril, os técnicos da BASF estiveram à disposição dos produtores para explicar os benefícios promovidos pelo Sistema AgCelence Soja Produtividade Top. Além disso, a Companhia também apresentou soluções para tratamento de sementes de soja e para doenças foliares do milho.

 

O Sistema AgCelence Soja Produtividade Top é um modelo único que combina práticas de manejo fitossanitário, desde a semeadura até a colheita. Já na fase inicial, é possível perceber maior vigor nas plantas. Na fase intermediaria elas se apresentam mais verdes, e com mais folhas e ramos. E na etapa seguinte, há um alto nível de sanidade permitindo a manutenção da área foliar da planta, mais vagens e o consequente aumento de produtividade. “O sistema apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do melhor controle fitossanitário, o programa que integra o inseticida/fungicida Standak Top e os fungicidas Comet e Opera, aplicados sequencialmente, proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos”, esclarece o gerente de Vendas da BASF Regional Campo Mourão, Jorge Luiz Fontana.

 

Estudos realizados no campo apontam que o Sistema AgCelence Soja Produtividade Top pode auxiliar o agricultor a incrementar a produtividade em até 5%, algo em torno de três sacas por hectare. “Para atingir a máxima produção na lavoura, recomendamos que o produtor procure um técnico e siga todos os procedimentos corretamente”, alerta Fontana. Para enfatizar a importância do manejo, os técnicos da BASF apresentaram os resultados regionais do manejo.

 

As sementes de soja receberam atenção especial. O Standak Top é um produto inovador para o tratamento de sementes, que une, em um único frasco, ação fungicida e inseticida para o controle das principais pragas e doenças que atacam as sementes da soja, além de reduzir o descarte de embalagens vazias. “A BASF inova ao trazer dois produtos em um único frasco. Isso se traduz em mais segurança para o produtor e assertividade no tratamento. Além disso, o produto atua em perfeita sinergia com o Sistema AgCelence Soja Produtividade Top protegendo as sementes”, destaca Fontana.

 

Pensando nas necessidades das lavouras de milho – que por vezes são acometidas por doenças foliares – e das espigas, induzidas por fungos que podem reduzir consideravelmente seu rendimento, a BASF apresentou em campo o produto Abacus HC. Trata-se de um fungicida que na cultura do milho apresenta alta eficiência no controle da ferrugem (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e mancha-de-phaeosphaeria (Phaeosphaeria-maydis). A dose recomendada é menor (0,25 lt/ha), se comparada com a de outros fungicidas presentes no mercado reduzindo o descarte de embalagens vazias no campo.

 

O Dia de Campo Copagril foi realizado, em 02 e 03 de março, no Campo Experimental da cooperativa. “O evento foi uma otima oportunidade para que os produtores de Marechal Cândido Rondon e região pudessem conhecer as novidades que a BASF em conjunto com a Copagril trouxeram para assegurar a produtividade e rentabilidade dos agricultores”, finaliza o gerente de Negócios Cereias Centro Sul da BASF, Marcelo Batistela.

 

Restrição no Estado do Paraná:

Opera Ultra e Abacus HC não estão liberados para venda neste estado

Opera - com restrição temporária para os alvos Puccinia polysora, na cultura do milho, Colletotrichum truncatum e Rhizoctonia solani na cultura da soja.

 

Os produtos Standak Top, Opera, Comet e Abacus HC estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os nº 01209, 08601, 08801 e 9210, respectivamente.

 

- Aplique somente as doses solicitadas. - Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. - Incluir outros métodos de controle de doenças/pragas/plantas infestantes (ex.: controle cultural, biológico, etc) dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Para maiores informações referente as recomendações de uso do produto e ao descarte correto de embalagens, leia atentamente o rótulo, a bula e o receituário agronômico do produto.

 

Érica Brito

XPress Comunicação

(11) 2898-7498

erica.brito@xcomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro