Crédito para o setor rural soma R$ 73,8 bilhões em três meses do Plano Safra
O desempenho favorável do crédito rural refletiu no incremento de 28% em relação ao mesmo período anterior
O labrador Thor é um dos principais aliados dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) no combate à entrada de sementes irregulares por encomendas internacionais. O cão, de 4 anos de idade, recebeu treinamento especial para encontrar sementes e age principalmente no Centro Internacional de Curitiba dos Correios (CEINT). Sua atuação foi reforçada agora para barrar a entrada das sementes misteriosas que estão chegando pelo correio por todo Brasil e que podem causar problemas para a agricultura e para o meio ambiente.
“Esse é um trabalho regular da Equipe K-9 Curitiba e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro)”, conta o Affa Ângelo de Queiroz, do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD). “O Thor já trabalha há três anos tanto no aeroporto de Curitiba quanto nos Correios. O que estamos fazendo agora é uma ação mais incisiva, com outras ferramentas, mais pessoas na equipe e com o cão farejando em diversos períodos”, continua.
Apesar da situação atual causar estranheza, com pacotes de semente chegando pelo correio sem terem sido comprados, barrar a entrada de sementes irregulares é uma atividade diária do Vigiagro. Espécies exóticas que porventura cheguem a germinar podem se tornar invasivas, causando danos ao ecossistema brasileiro e à produção agrícola. Por isso o reforço na fiscalização.
“O Thor é treinado especificamente para o faro de diversos tipos de sementes e sua ação é complementar às outras realizadas no CEINT”, diz Ângelo. “Por exemplo, caso o scanner acuse a presença de material orgânico, o pacote pode ser submetido ao faro do cão. Outra ação, que utiliza melhor as capacidades do animal, é o cão farejar os contêineres de encomendas – que são separados por origem e destino. Só depois é que eles são direcionados ao scanner e aos outros tipos de inspeção caso haja suspeita da presença de materiais irregulares”, finaliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura