Assembleia da Yara aprova dividendo; publicação de meta climática é rejeitada
A assembleia geral anual também autorizou o conselho a adquirir até 5% das ações da Yara antes da próxima assembleia geral anual
28.05.2024 | 08:19 (UTC -3)
Revista Cultivar
A assembleia geral anual da Yara International ASA, realizada hoje, aprovou um dividendo de NOK 5 por ação e elegeu membros do conselho de administração e do comitê de indicação.
Todos os itens da pauta foram aprovados de acordo com as propostas constantes no aviso da assembleia geral, exceto o item 13 (proposta de acionistas), que não obteve os votos necessários para aprovação. Este item previa: “os acionistas orientam a empresa a publicar metas com base científica para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do escopo 3 no curto, médio e longo prazo, em linha com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5ºC, e implementar medidas para reduzir essas emissões. As metas e medidas devem incluir as emissões a montante e a jusante e implicar uma redução absoluta emissões. Deverão ser divulgados antes da próxima assembleia anual de acionistas em 2025”.
O dividendo de NOK 5 por ação será pago no dia 6 de junho de 2024, e as ações da Yara serão negociadas ex-dividendo a partir de 29 de maio de 2024. O dividendo referente ao ano de 2023 será creditado aos acionistas registrados no registro de acionistas da empresa junto ao Norwegian Central Securities Depository (VPS) até 30 de maio de 2024. Para os detentores de ADRs (American Depository Receipts), o dividendo será distribuído aos detentores até 30 de maio de 2024, com data de pagamento em 13 de junho de 2024.
Eleição de membros do conselho
Em conformidade com a proposta do Comitê de Indicação, a Assembleia Geral reelegeu os seguintes membros do Conselho, todos com mandato de dois anos:
Trond Berger
Jannicke Hilland
John Gabriel Thuestad
Tove Feld
Após a eleição pela assembleia geral anual, o conselho de administração da Yara International passa a ser composto por onze membros, incluindo quatro representantes dos empregados, conforme segue:
Trond Berger
Jannicke Hilland
John Thuestad
Tove Feld
Therese Log Bergjord
Tina Lawton
Harald Thorstein
Rune Bratteberg
Geir O. Sundbø
Ragnhild Flesland Høimyr
Eva Safrine Aspvik
Aquisição de ações próprias
A assembleia geral anual também autorizou o conselho a adquirir até 5% das ações da Yara antes da próxima assembleia geral anual. A Yara renovou seu acordo com o estado norueguês, segundo o qual as ações do estado serão resgatadas em uma base proporcional para garantir que sua participação acionária, de 36,21%, não seja alterada como resultado da recompra de ações.