Arysta LifeScience apoia 4º edição de projeto ecológico que busca a recuperação do Ribeirão Sta. Rita, em Fernandópolis/SP

28.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

A Arysta LifeScience acaba de incorporar mais uma ação ambiental em linha com seu programa de stewardship, agora em parceria com o Grupo Arakaki, apoiando o projeto Vida Ribeirão Santa Rita. Nesta 4º edição, realizada no Dia da Árvore, estudantes da EM Koei Arakaki, ETEC de Fernandópolis, integrantes do Projeto Sonhadores, Lojas Maçônicas, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Rotary Clubs e Imprensa plantaram 10 mil mudas nas margens do ribeirão Santa Rita. O programa contou com um protocolo de intenções assinado com o objetivo de recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) do ribeirão Santa Rita e seus afluentes, dentro do município de Fernandópolis, interior de São Paulo.

“Esta é a primeira vez que apoiamos o projeto e estamos satisfeitos em fazer parte de uma iniciativa de conscientização junto aos jovens, com noções claras sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente”, declara Clodoaldo Flaitt, consultor técnico de campo da Arysta. No total, o projeto Vida Ribeirão Santa Rita já é responsável pelo plantio de mais de 43 mil mudas. Na primeira fase do projeto, foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas em extinção nas margens do Córrego da Bala, importante afluente do ribeirão. Já na segunda fase, em 2007, foram plantadas mais 10 mil mudas nas margens do próprio Santa Rita, e na terceira fase, em 2008, foram plantadas 11.400 mudas no córrego do Ipê. A iniciativa também contou com a parceria da Prefeitura e a Câmara Municipal de Fernandópolis, CBRN (Coordenadoria de Biodiversidade dos Recursos Naturais) e a Polícia Militar Ambiental.

“A responsabilidade ambiental é prioridade no Grupo Arakaki. Entendemos que não existe sustentabilidade sem respeito ao meio ambiente e ao ser humano. O projeto Vida Ribeirão Santa Rita nos enche de orgulho, principalmente ao vermos nossos colaboradores e toda a comunidade plantando juntamente conosco essas mudas de árvores nativas de nossa região”, afirmou Kosuke Arakaki, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Arakaki.

Preocupada com um crescimento sustentável, a Arysta desenvolve uma série de programas socioambientais e educacionais, que envolvem desde a educação na sala de aula até a orientação no campo. Ambos visando conscientizar os produtores rurais sobre os benefícios da utilização correta e racional dos defensivos agrícolas. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos em projetos de sustentabilidade. A empresa dá atenção ainda à capacitação profissional, para oferecer ao produtor um treinamento completo e de qualidade e ainda levar alimentos seguros ao consumidor.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro