Artigo: Considerações sobre doenças respiratórias em bovinos

18.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Doenças respiratórias bovina (BRD) é um complexo de doenças responsaveis por causar anualmente mais de 28% de mortes na bovinocultura dos EUA, gerando gastos superiores a $692 milhões de dolares (National Agricultural Statistics Service, 2006).

 

Este complexo de doenças está ligado a diversos patógenos sendo eles virais e bacterianos. Entre os patógenos virais podemos citar Bovine viral diarrhea virus, Rinotraqueitis virus, Bovine respiratory syncytial virus entre os bacterianos os mais comumn são a Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida, Histophulus somni, and Mycoplasma bovis(Gagea et al., 2006;Griffin et al.).

 

Diversos fatores foram identificados que podem aumentar o risco de doenças respiratórias, como por exemplo, a qualidade do ar. Várias pesquisas estão demonstrando que de inalação de gases poluidores e aerosois por logo temo estão auementando os índices de problemas respiratórios.

 

O3, conhecido com gas ozônio é um dos principais gases responsáveis por causar problemas respiratórios e problemas cardiacos em humanos. Pesquisas recentes identificaram que os alimentos forncecidos para os bovinos é um dos precusssores responsáveis pela formação de O3. Basicamente o alimento forncecido para os animais, fermentam devido a forma que são armazenados em grandes pilhas, formando diferentes tipos de alcol, aldeidos e outros tipos de gases reativos que podem reagir oxidos de nitrogênio para formar O3 (Howard et al. 2010).

Animais precisam ambiente com uma ventilação apropriada com ausência de substâncias peneumo-tóxicas como amônia, que podem causar transtornos respiratórios.

 

Bovinos criados em galpões fechados ou em altas concentrações geralmente aumentam os riscos para problemas respiratórios. Vários pesquisadores concordam que um dos grande problemas em causar doenças respiratórias em bovinos é a má qualidade do ar juntamente com fatores imunológicos dos animais e nutrição.

 

Não podemos deixar de levar em conta os níveis de estresse no qual os animais são expostos quando são aglomerados em um pequeno espaço. O estresse causa um debilitamento no sistema imunológico do animals no qual irá gerar um desiquilibrio no sistema fisiológico podendo ser um dos fatores inicias para o desenvolvimento de uma infecção respiratória.

Vários métodos estão sendo utilizados para previnir e combater os problemas causados pelas doenças respiratórias em bovinos.

Vacinas sontra BRD estão sendo amplamente utilizadas para reduzir a incidência das doenças respiratórias em bovinos bem como aumentar a profitabilidade dos animais. A eficácia das vacinas contra BRD depende muito do protocolo utilzilidado tipo de vacina e dos patógenos no qual a vacina irá gerar anticorpos contra.

 

Diversos fatores genéticos foram associados com doenças respiratórias bovinas. Evidências sobre resistência a BRD, podem ser extraidas em trabalhos sobre a herdabilidade deste fenótipo que variam de 10% a 48% dependendo da idade raça e ambiente no qual os animais foram criados (Muggli-Cockett et al., 1992; Snowder et al., 2005; Snowder et al., 2006; Heringstad et al., 2008). Ultimamente regiões cromossomais localizadas no cromossomos 2 e 26 foram associados com resistência a doenças respiratórias, em especial a BVD (Zanella et al. 2010a,b).

 

Quem sabe em um futuro próximo poderemos estar selecionando animais que serão mais resistentes a doenças respiratórias em diferente tipos de ambientes reduzindo os gastos causados por BRD, aumentando a profitabilidade da fazenda e melhorando o bem estar dos animais.

 

Rasa Grivicke-Zalakeviciute

Doutorando Departamento de Engenharia Ambiental, Washington State University, EUA

rgrivicke@gmail.com

 

Ricardo Zanella

Médico Veterinário, Doutorando Departamento de Ciência Animal, Washington State University, EUA

zanellar@wsu.edu

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro