Armadilhas com semioquímico melhoram monitoramento de tripes

Estudo indica maior captura de pragas com armadilhas adesivas brancas

13.01.2026 | 09:12 (UTC -3)
Revista Cultivar
Foto: P.M.J. Ramakers
Foto: P.M.J. Ramakers

Pesquisadores avaliaram sistemas de armadilhas para monitorar tripes em lavouras de alfafa. O teste de campo mostrou maior eficiência com armadilhas adesivas brancas iscas com p-Menth-8-en-2-one (dihidrocarvona). O melhor desempenho ocorreu quando o atrativo ficou em frascos de polietileno e as armadilhas permaneceram na altura do dossel da cultura.

O estudo analisou duas espécies dominantes na alfafa: Odontothrips loti e Frankliniella occidentalis. As duas causam perdas relevantes de produtividade e qualidade. As infestações podem reduzir a produção em mais de 20%. Os insetos também transmitem viroses.

Os ensaios ocorreram em área experimental da China Agricultural University, em Pequim. A área não recebeu inseticidas antes nem durante o período do experimento. A população inicial apresentou predominância das duas espécies de tripes.

Os pesquisadores testaram a altura das armadilhas e diferentes dispensadores do atrativo. As armadilhas colocadas com a borda inferior alinhada ao topo do dossel capturaram mais insetos. A diferença não foi significativa em relação à posição 10 centímetros acima da copa.

Tipos de dispensadores

O trabalho também comparou três tipos de dispensadores. Frasco de polietileno, tampão de borracha e tubo de PVC. O frasco de polietileno apresentou melhor desempenho geral. Para O. loti, a maior captura ocorreu com concentração de 1 micrograma por microlitro (µg/µL) do semioquímico. Para F. occidentalis, o melhor resultado apareceu entre 10 e 50 microgramas por microlitro (µg/µL).

Quando as duas espécies ocorrem juntas na lavoura, os autores indicam o uso de tubo de PVC com concentração de 1 µg/µL. A estratégia não maximiza a captura de ambas, mas indica presença e abundância relativa. A informação permite decisões antecipadas de manejo.

Outras informações em doi.org/10.3390/insects17010084

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp