Aprosoja e Federação de Agricultura criticam projeto de taxação em Rondônia

Entidades assinaram uma nota de repúdio à proposta apresentada pelo governo do estado

13.10.2023 | 16:23 (UTC -3)
Aprosoja Rondônia, edição Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Os setores produtivos de Rondônia manifestaram, nesta sexta-feira (13/10), preocupações referentes à proposta de taxação sobre produtos como a soja, carne, feijão e milho. De acordo com a Aprosoja Rondônia (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) e a Faperon (Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia), a decisão evidencia uma “ruptura na condução democrática dos processos legislativos e levará, fatalmente, ao aumento de custo dos alimentos afetando, especialmente, a população em situação de maior vulnerabilidade”.

Em nota, a associação ressalta a importância do diálogo construtivo e transparente entre todos os setores da sociedade e órgãos governamentais, já que a “ausência de debates e consultas compromete a legitimidade das decisões e desafia o próprio cerne da democracia no estado”.

“Reiteramos nosso compromisso com Rondônia e cobramos dos nossos representantes eleitos a conduta e a postura que se espera de um Poder que existe, dentre outras coisas, para fiscalizar o Executivo, e não somente para chancelar seus projetos. Garantir que a sociedade seja ouvida e respeitada em todas as etapas decisórias é uma obrigação constitucional de ambos”, expressa a Aprosoja Rondônia e a Faperon na nota.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro