Angus bate recorde na venda de doses de sêmen

28.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

O relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) apontou liderança isolada da Angus entre as raças europeias (taurinas), em 2009, com comercialização de 1,452 milhão doses de sêmen.

Este desempenho, e predomínio da raça no país, é recorde, e pode ser verificado, ainda, ao se observar que a Angus detém mais de 80% do mercado de sêmen das raças taurinas de corte, no somatório de outras 24 europeias analisadas, no relatório. O resultado representa incremento de 405 mil doses sobre o ano anterior (2008), alta de 38,68%. No período, o mercado nacional de corte obteve incremento de 18,35%. Somente no RS foram 190,72 mil doses de sêmen Angus comercializadas, o que representa 46% do mercado gaúcho. Fora do âmbito do Estado, foram 1,26 milhão doses de sêmen Angus vendidas, especialmente no Brasil Central, nas regiões Centro-Oeste, Norte e em estados como São Paulo, o que mostra a grande utilização da Angus no gado zebuíno, através do cruzamento industrial. Para o presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, esses números demonstram a qualidade da raça que a torna preferência nacional quando o assunto é gado de corte europeu e, sobretudo, quando utilizada no cruzamento industrial. “Paralelo a isso, tem o trabalho desempenhado pela ABA que atua na divulgação dos benefícios da raça quando o assunto é genética e carne de qualidade”, frisou.

A Associação Brasileira de Angus está atuando fortemente no Fomento Carne Angus, no Rio Grande do Sul. Desde janeiro, a ABA e o Marfrig/RS premiam o fornecedor carne Angus, integrante do Programa Carne Angus Certificada, no Estado. A parceria protocolada em dezembro de 2009 busca incentivar a raça Aberdeen Angus com premiações baseadas em três pontos: animais da raça (Angus Definido e Cruza Angus), qualidade de carcaça e rastreabilidade (animais rastreados visando exportação para a União Europeia, e, rastreabilidade desde a desmama). As premiações foram retomadas com o arrendamento, pelo Marfrig/RS, das unidades do Frigorífico Mercosul, no RS. Com isso, hoje, todos os parceiros do Programa Carne Angus Certificada premiam os fornecedores de carne Angus:

Marfrig/RS - As bonificações nos machos Angus podem chegar até 10% sobre o valor pago pelo preço base (valor refere-se aos animais que integram tabela Trace, isto é, estabelecimentos aprovados para exportar aos países da União Europeia). Já as fêmeas Angus rastreadas, também conforme a tabela Trace, podem ter bonificações superiores a 15% (valor do Kg/carcaça do macho + 9%).

Frigorífico Silva e Frigorífico Angus da Gruta – Os demais parceiros da ABA, no RS, também conferem bonificações diferenciadas aos fornecedores de carne Angus. As premiações aos animais Angus e Cruza Angus ocorrem dentro dos quesitos do Programa Carne Angus Certificada.

Também participaram do evento da ABA, hoje, o vice-presidente da ABA, Fábio Gomes, a presidente do Conselho Técnico da ABA, Susana Salvador, e o diretor de marketing da ABA, João Francisco Wolf. Representantes da Associação Argentina de Angus (AAA) também acompanharam como o presidente Sebastián Rodríguez Larreta, o vice-presidente e coordenador da Comissão Técnica da AAA, Alfonso Bustillo, e, o coordenador do Programa ERA da AAA, Mariano Fernández Alt.

Fonte: Associação Brasileira de Angus -

Assessoria de Imprensa Luciana Bueno; MTb/RS 8508 (51) 9181 7734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro