Massey Ferguson apresenta trator que completou rally no deserto na Agritechnica 2025
Modelo agrícola adaptado torna-se o primeiro trator da história a concluir a prova
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promove nesta terça e quarta-feira (11 e 12) o webinar “Embraer Ipanema: boas práticas de segurança”, voltado a operadores e profissionais da aviação agrícola. A transmissão é gratuita e ocorre ao vivo, a partir das 15h30 (horário de Brasília), no canal da Anac no YouTube.
O evento será dividido em dois módulos: o primeiro, nesta terça-feira, aborda aspectos de manutenção das aeronaves, enquanto o segundo, na quarta, foca em procedimentos seguros nas operações em campo. Participam representantes da Embraer, pilotos e especialistas com ampla experiência na utilização do modelo.
De acordo com levantamento do Sindag, o Embraer Ipanema representa atualmente mais da metade da frota aeroagrícola brasileira, composta por cerca de 2,7 mil aviões em operação em 24 Estados. Produzido desde a década de 1970, o modelo está em sua sétima geração (versão 203) e é considerado um ícone da aviação agrícola nacional.
Desde 2004, com a introdução do motor movido a etanol, o Ipanema consolidou o Brasil como referência mundial em sustentabilidade na aviação. Segundo a Embraer, já foram comercializadas mais de 570 unidades movidas a biocombustível, além de outras 210 aeronaves convertidas de gasolina de aviação para etanol.
Com essa tecnologia, estima-se que o modelo tenha evitado a emissão de cerca de 29 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera desde sua certificação, há 20 anos. Além do benefício ambiental, o motor a etanol também proporciona melhor desempenho e menor custo operacional.
Em 2024, a Embraer anunciou a primeira venda de um Ipanema a etanol por meio do Fundo Clima, programa do governo federal administrado pelo BNDES que financia a aquisição de equipamentos com menor impacto ambiental.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura