ANDEF leva inovação e boas práticas à Agrishow
Estudantes do quarto e quinto período do curso de Agronomia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) acabam de formar o grupo Pró-Cerrado, que tem por objetivo trabalhar em prol da preservação de espécies de árvores nativas do Cerrado, e ainda, conscientizar estudantes, produtores rurais e comunidade em geral sobre a necessidade de preservar e recuperar áreas degradadas, sobretudo, em propriedades rurais, através do plantio de árvores.
O estudante de Agronomia, Thiago José Pires, um dos coordenadores do movimento, explica que a primeira ação do grupo foi a recuperação do viveiro da Fazenda Escola da faculdade. “A partir de agora, iremos trabalhar para que o viveiro continue em atividade durante todo o ano. A nossa intenção é realizar semestralmente uma maratona de produção de mudas, conforme esta que está sendo realizada hoje, com a colaboração dos alunos ingressantes e, ainda, dos alunos que cursam disciplinas ligadas a esta área, como Silvicultura e Ecologia”, conta Thiago, lembrando que todas as ações do grupo serão orientadas por professores do curso de Agronomia.
Além de manter o viveiro em constante atividade, a intenção do grupo é fazer a coleta frequente de sementes de árvores nativas para viabilizar a produção destas mudas. Para isso, o grupo está aberto a parcerias, em especial, com propriedades rurais da região de Uberaba.
“O grupo é uma excelente iniciativa, não só porque os alunos poderão colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos na sala de aula, como também poderão aprimorar habilidades e competências fundamentais para atuarem no mercado de trabalho, como a liderança e o trabalho em equipe. Eles coordenarão um trabalho que demanda grande responsabilidade e, com certeza, terão oportunidade de se aprimorar. Sabemos que um grande entrave para o ingresso do jovem no mercado de trabalho é saber conviver e desenvolver trabalhos em equipe”, sintetiza a diretora geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade.
Maratona de mudas
Durante a quarta-feira (27), alunos do curso de Agronomia da FAZU estiveram engajados em verdadeira maratona visando à produção de aproximadamente sete mil mudas de espécies florestais nativas, como jatobá, ipê roxo e pau formiga. As mudas estão sendo produzidas ao longo do dia e só serão finalizadas após 12 horas ininterruptas de trabalho.
Além de produzir as mudas que poderão ser utilizadas para recuperação de áreas degradadas, como Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APP) em propriedades rurais e até mesmo para arborização, os alunos vivenciam na prática conceitos das disciplinas Silvicultura e Ecologia.
As mudas, produzidas nos viveiros da Fazenda Escola da FAZU, serão distribuídas à comunidade de Uberaba durante o Porteira Adentro, evento realizado no campus da FAZU, entre os dias 10 e 11 de junho.
Laura Pimenta
Assessoria de Imprensa
Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU)
(34) 3318-4166
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura