Titan Pneus expõe linha de soluções tecnológicas no maior evento mundial do setor da cana
Um dos grandes desafios para os pesquisadores da área de nematologia é descobrir novas alternativas de controle e manejo de nematoides. As orientações para conseguir atender a essa crescente demanda por soluções ao patógeno foram discutidas durante o 47° Congresso Brasileiro de Fitopatologia sediado em Londrina, PR, de 17 a 22 de Agosto de 2014, com cerca de 1.000 inscritos. A Fundação Chapadão, representada pela Engenheira Agrônoma Alexandra B. L. Abreu, apresentou dois trabalhos relacionados ao tema nematoides. Além de acompanhar as novidades da pesquisa na área, foram discutidos os desafios a serem estudados.
Segundo a Engenheira Agrônoma, a rotação de culturas de verão assim como a rotação das coberturas de inverno, tem se mostrado como as mais importantes estratégias de manejo dos nematoides, desde que aplicadas corretamente, porém existem ferramentas adicionais tais como: variedades resistentes, controle químico, controle biológico, dentre outras.
Alexandra alerta ainda que o produtor não deve se esquecer que prevenir é melhor que remediar. E para isso ele precisa estar atento à sanidade de sua lavoura, averiguar a presença de “reboleiras” ou “manchas”, e quedas na produtividade, fazer coletas de solo e raízes e encaminhar essas amostras ao laboratório para que seja feito o diagnóstico.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura