Airton Artus assume Câmara Setorial do Tabaco

23.07.2015 | 20:59 (UTC -3)
Luciana Jost Radtke

Os membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco aprovaram, por unanimidade, o nome do prefeito de Venâncio Aires (RS), Airton Artus, como o novo presidente da entidade. O secretário da Afubra, Romeu Schneider, presidente da Câmara durante nove anos, continua como consultor. Segundo Schneider, “o novo presidente solicitou, pelos anos a frente da Câmara, que eu continuasse ativo e, como consultor, poderei auxiliá-lo diretamente e, quando necessário, inclusive falar em nome da entidade”.

Ao avaliar os nove anos como presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider lembra que foi um período produtivo de trabalho e objetivos alcançados. “Um período de muita exigência devido a decisões do Governo atendendo pressões de antitabagistas, e foi necessário fazer frente à estas pressões e evitar de que muitas restrições não fossem implementadas. Assuntos ligados à Convenção-Quadro, que forçaram a necessidade da participação no exterior nas Conferência das Partes, demandaram trabalho.”

Mas, Schneider faz uma avaliação positiva das conquistas, como a participação em audiências públicas, onde a participação do setor foi importante para evitar o pior. “A produção de tabaco, hoje, está num nível estável e a tendência para o futuro é reduzir, em virtude de dificuldades de mercado no Brasil e no mundo, mas, com certeza, se não fosse a atuação constante da Câmara Setorial junto com as entidades e instituições membros, estaríamos com uma situação, hoje, muito pior, principalmente em relação a produção de tabaco, o que afetaria aos pequenos produtores.”

Quanto aos desafios, Romeu Schneider lembra a árdua luta na questão do mercado ilegal, que destaca ser um dos principais pontos de trabalho do novo presidente. “Apesar de todo o trabalho e pressão realizados até o momento, ainda não tivemos êxito; o contrabando ainda está vitorioso. O grande desafio do presidente Amvarp e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, é continuar na pressão para que o mercado ilegal seja combatido”. Ele ainda destaca que, mais um assunto que desafia é a questão dos ingredientes do cigarro, com relação RDC 14, que no momento está suspensa. “Artus é o nome ideal para presidente da Câmara, pelo seu conhecimento e luta ferrenha pelo setor tabaco. O setor precisa de pessoas que tenham posição definida e que saibam onde querem chegar”, avalia Romeu Schneider.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro