Auditores agropecuários vão enviar nova proposta ao MGI para reestruturação da carreira
Esta decisão marca um passo significativo com objetivo de propiciar a reabertura do diálogo com o governo
A AgroGalaxy divulgou balanço referente ao primeiro trimestre de 2024. Revelou estratégia de negócios focada em especialidades e bioinsumos. Esses segmentos representaram respectivamente 11,5% e 3% do mix de vendas. A mudança implicou em aumento de 3,3 pontos percentuais na participação das especialidades em comparação ao mesmo período do ano anterior. Paralelamente, a empresa registrou queda significativa na participação de fertilizantes, que caiu de 29% para 25%.
A empresa enfrentou desafios significativos, com redução de 48% nos estoques de insumos e queda de 43% na receita líquida, que totalizou R$ 1,6 bilhão. O recuo nas receitas de insumos (56%) e de grãos (25%) foi acentuada pela diminuição do investimento tecnológico por parte dos produtores rurais, a redução nos preços de defensivos e fertilizantes, e a diminuição da área plantada de milho. Ademais, a receita de grãos sofreu impacto negativo devido à queda dos preços da soja e a menor produtividade, influenciada por condições climáticas desfavoráveis.
O EBITDA ajustado também apresentou números negativos: prejuízo de R$ 95 milhões e margem ajustada de menos 6%. A redução da receita e o consequente menor lucro bruto ajustado foram apontados como os principais fatores por trás dessa queda.
Em um panorama de mercado ainda afetado pelos reflexos de 2023, Axel Labourt (na foto), CEO da AgroGalaxy, destaca a necessidade de adaptação contínua ao novo cenário econômico. “Os agricultores brasileiros enfrentam margens cada vez mais apertadas e a busca por maior eficiência se tornou imperativa”, explica. A redução nos investimentos para a safrinha 2024 evidencia a cautela e a necessidade de ajustar as estratégias de negócios diante das condições econômicas vigentes.
Apesar das adversidades, a AgroGalaxy tem implementado ações desde 2023 que resultaram em economias significativas e um aumento de mais de 60% no volume de pedidos na modalidade barter. “Ao recuperar o espírito de revenda, fizemos ajustes significativos em nossa estratégia de acesso ao mercado na plataforma de distribuição”, afirma Labourt.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura