AgroBrasília 2024 segue até o dia 25 com inovações e tecnologias para o agronegócio

Do pavilhão de inovação aos estandes de máquinas, os visitantes têm acesso ao que há de mais inovador na agropecuária brasileira

23.05.2024 | 14:27 (UTC -3)
Luzinete Alves, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A AgroBrasília 2024 está a todo o vapor e vai até o próximo sábado, dia 25 de maio. O evento conta com uma programação completa de palestras, rodas de conversa, dias de campo, novos materiais, cultivares e maquinários que estão revolucionando o ramo do agronegócio no Brasil e no mundo.

Alguns pontos do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, local onde acontece a feira, contam com uma programação específica, como o Auditório Buriti; o Auditório Anexo; o Pavilhão de Inovação e Tecnologia; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), entre outros. Ao todo, são 592 expositores presentes na AgroBrasília 2024.

Pavilhão de Inovação e Tecnologia

 Uma das grandes novidades da programação da Feira deste ano é o Pavilhão de Inovação e Tecnologia. Desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), pela AgroBrasília e com o apoio de startups e instituições de pesquisa renomadas como a SoluBio e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), o espaço será uma oportunidade única para os visitantes conhecerem as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a eficácia e otimização de processos no agronegócio.

Durante a AgroBrasília, o Pavilhão de Inovação e Tecnologia também é palco de pitches, rodadas de negócios e palestras com especialistas que farão demonstrações de projetos de pesquisa e desenvolvimento. “O espaço oferecerá uma amostra completa das tecnologias de ponta para o agronegócio”, declarou Lydia Costa, Gerente Executiva do Pavilhão.

São 400 m² de espaço que comporta 20 startups e 9 empresas. A programação conta com as últimas inovações aplicáveis ao agronegócio brasileiro, como soluções inovadoras em agricultura de precisão, conectividade, sensoriamento, monitoramento inteligente, nanotecnologias, bioinsumos, biotecnologias e inteligências artificiais que estão revolucionando o setor.

Pesquisa e Inovação

A Emater-DF também conta com uma programação repleta de novidades. “A área da Emater-DF dentro da Feira tem quase 3 hectares que serão compostos por 8 circuitos tecnológicos onde vamos apresentar novidades e tecnologias que o pequeno produtor rural pode implementar na sua propriedade. Então será um grande dia de campo, com tecnologias sociais, irrigação automatizada no circuito de olericultura, além dos circuitos temáticos da fruticultura, floricultura, avicultura, aquicultura, bovinocultura e agroindústria, onde todos eles vão apresentar tecnologia destacada”, detalhou Duval.

Outra grande novidade da Feira é o espaço desenvolvido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), referência na implementação e divulgação das práticas sustentáveis da agricultura e produção agroalimentar.

O presidente do GAAS, Eduardo Martins, detalhou o que os visitantes encontram na AgroBrasília 2024. “Aqui em nosso estande mostramos ao produtor rural o que é o GAAS e em que estão baseadas as nossas práticas de forma detalhada. Vamos focar na qualidade do solo com o uso mínimo de insumos que são ofensivos à vida”, disse Martins.

A Embrapa também está com uma programação focada na apresentação dos resultados com as recentes pesquisas para o produtor rural brasileiro.

“A Embrapa Cerrados também terá uma programação repleta de gramíneas, leguminosas forrageiras, mandioca de indústria, fruticultura, hortaliças, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), novas variedades de milho, sorgo, feijão, e até um pré-lançamento de girassol adaptado para a região do Cerrado”, comentou Fábio Faleiro, chefe adjunto de transferência de tecnologia e pesquisador da Embrapa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro