Agricultores conhecem Programa Irrigando a Agricultura Familiar

09.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/

Lançado oficialmente no final de agosto pelo Governo do Estado, o Programa Irrigando a Agricultura Familiar será apresentado entre os dias 12 e 14/9 aos agricultores familiares do Vale do Jaguari, Águas da Serra, Quarta Colônia de Imigração Italiana e Alto Jacuí. O Programa é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar através da elaboração de projetos técnicos.

O lançamento para os agricultores dessas quatro regiões ocorrerá nos municípios de Santiago e São Pedro do Sul, no dia 12/9, em Faxinal do Soturno, no dia 13/9, e em Cruz Alta, no dia 14/9, todos com a participação do diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR, Vilmar Galvão, que explicará o que é o Programa Irrigando a Agricultura Familiar. "Este Programa é novo. Não é igual ao que existia até 2010. Ele tem início, meio e fim. Faremos os açudes e deixaremos a infraestrutura pronta para a irrigação, para a licença ambiental e outorga de água”, antecipa Galvão.

Na segunda-feira (12), o primeiro ato ocorrerá em Santiago, às 10h, na Câmara de Vereadores, com a presença do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Cesar de Medeiros. “Temos atribuições nesse Programa que vão além de cadastrar os agricultores ou fazer o estudo de viabilidade técnica e encaminhar o licenciamento ambiental e a outorga da água. Entre outras responsabilidades técnicas, temos a de incentivar o armazenamento da água da chuva no inverno, para utilização nos meses em que ocorre o déficit hídrico - entre dezembro a março -, justamente no período de intensa produção agropecuária, contribuindo para que ela dobre ou até triplique, compensando os custos dos investimentos”, destaca Medeiros. À tarde, em São Pedro do Sul, a apresentação será às 14h, na Casa de Cultura.

Na terça-feira, dia 13, a programação será em Faxinal do Soturno, às 10h, na Câmara de Vereadores. Na quarta-feira, 14, será em Cruz Alta, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura. Nas quatro apresentações do Programa, participam os coordenadores regionais da SDR, Alcione Piassentin Claro e Tânia Mayer, mais os técnicos dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, prefeitos, vereadores, secretários da Agricultura, lideranças e representantes sindicais e cooperativas, além de agricultores familiares dos municípios. “O programa tem por objetivo construir estruturas que melhorem o armazenamento de água para abastecimento humano e animal e a irrigação das propriedades da agricultura familiar, nos assentamentos e nas comunidades indígenas e quilombolas e ainda entre os aquicultores e pecuaristas familiares”, explica Tânia Mayer, da Coordenação Regional da SDR.

O Programa, que está incluído no Plano Safra Gaúcho, vai construir micro açudes e cisternas, implantar sistemas de irrigação, perfurar e instalar poços artesianos comunitários, bem como qualificar e motivar os beneficiários para o uso racional de recursos hídricos. “Para que sejam beneficiados com o armazenamento de água ou com irrigação, a participação dos agricultores deverá ser de, no mínimo, vinte por cento do valor total da obra”, diz Tânia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro