Produção de soja na safra 2024/25 atinge recorde histórico
Levantamento da StoneX indica que o avanço decorre da revisão positiva da produtividade na Bahia
Estudo realizado no oeste paulista demonstrou que a adubação antecipada com nitrogênio e enxofre na fase de pastagem em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) proporciona ganhos tanto na qualidade da forragem, quanto na produtividade da soja cultivada em sucessão.
A pesquisa, conduzida pelo engenheiro agrônomo Daniel Silveira durante seu doutorado na Unoeste, utilizou capim-marandu (Urochloa brizantha cv. Marandu) e avaliou cinco doses de nitrogênio (de 0 a 600 kg/ha), com e sem a aplicação de enxofre. Os resultados mostraram que o nitrogênio promoveu aumento significativo na produção de massa seca e melhorou os índices bromatológicos da forragem, com reflexos positivos também na cultura da soja, que apresentou maior produtividade.
Apesar de essencial para o aproveitamento do nitrogênio, o enxofre teve pouco impacto direto na produção. A pesquisa reforça a importância do manejo adequado da adubação em sistemas integrados, destacando a adubação antecipada como estratégia para aumentar a eficiência produtiva e melhorar o uso do solo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura