A Adama (leia-se Adamá) acaba de lançar um aplicativo voltado aos produtores de cana-de-açúcar, que auxilia a tomada de decisão para o controle de plantas daninhas que se desenvolvem na cultura. De acordo com as informações preenchidas pelo usuário, referentes às condições de cada talhão, a ferramenta gera a melhor recomendação de herbicidas para os problemas encontrados. O objetivo do Adama Cana é indicar ao agricultor o melhor produto e a melhor dose para cada tratamento, assim é possível otimizar recursos e salvar o histórico de produtos aplicados em todas as áreas. Combatendo de forma efetiva os problemas na plantação, o produtor aumenta a sanidade da lavoura, evita desperdícios que elevam o custo e, consequentemente, aumenta sua rentabilidade.
“As tecnologias digitais são grandes parceiras da agricultura. Nós investimos em soluções que proporcionem comodidade ao produtor como o Adama Cana e outros diversos serviços agrodigitais. Sabemos a dificuldade de manejo que os produtores de cana enfrentam quando se trata de plantas daninhas e resistência. Em situações mais complexas, o aplicativo pretende diminuir o tempo entre o surgimento do problema e sua eliminação, reduzindo os danos à produção”, afirma Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama Brasil.
O Adama Cana conta com um banco de dados único no segmento e que permite que o produtor selecione as variações que podem interferir em sua decisão como: tipo de cana, de solo, momento da aplicação e plantas infestantes. A partir dessas informações, o aplicativo sugere o tratamento mais adequado entre os disponíveis no mercado, que podem ser tanto do portfólio da Adama como de outras empresas. O sistema também armazena os dados para futuras consultas e pede a avaliação da recomendação fornecida para contínuo aprimoramento da ferramenta. A ferramenta será disponibilizada em tablets e oferecidos a clientes parceiros da marca.
Para chegar a este resultado, os especialistas da Adama consultaram diversas usinas e compreenderam suas necessidades individuais, procurando unir todas as informações em uma única ferramenta. “Cada cliente desejava algo mais personalizado, pois as necessidades variam e são justamente as variáveis que determinam a melhor decisão. Conseguir interligar as informações e as possíveis recomendações foi um desafio, mas conseguimos; nosso objetivo é sempre oferecer o melhor, facilitando o trabalho no campo”, disse Marczak.
Para obter mais informações, o produtor deve entrar em contato com a equipe técnica da Adama pelo endereço: http://www.adama.com/brasil/pt/