Produção de chapéu de trigo garante renda para família de Erechim
A confecção de artesanato em palha de trigo já está na terceira geração da família Wlodarkievcz.
O produtor João Jacobs Ferreira, 50 anos, com lavouras em Três Pinheiros e Sananduva, acompanhou atentamente as palestras que a Cotrijal promoveu em Lagoa Vermelha na noite desta terça-feira (6), seguindo a agenda de reuniões do Programa Monitora – Todos Contra o Percevejo. "São no mínimo duas safras que o percevejo nos persegue e o número de insetos na lavoura vem aumentando. Concordo com a Cotrijal, está na hora de agir", comentou o produtor, que cultiva soja em 150 hectares.
Cerca de 120 produtores de Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Pinhal da Serra, Ibiaçá, Cruzaltinha e Caseiros participaram da programação, na sede da AABB de Lagoa Vermelha. Eles receberam informações sobre resultados de pesquisas e estratégias de combate à praga e foram alertados para o grande dano do percevejo à cultura da soja.
Por cerca de uma hora, o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Recalcatti, e o coordenador do Detec, Fernando Martins, apresentaram informações que comprovam que o percevejo é uma praga que está cada vez mais presente nas lavouras e causando danos e perdas. “Esse é um trabalho desenvolvido através demuitas mãos, com vários parceiros. Sempre com o objetivo de promover a melhor solução para o combate dessa praga. Agora é a vez dos produtores, associados da cooperativa, aderirem a essa causa e entrarem nessa guerra contra o percevejo”, disse Juliano Tiago Recalcatti.
O QUE É O MONITORA
O Programa Monitora, que tem como slogan "Sua lavoura sob controle", objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle. Através dele, a cooperativa vai fornecer aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle.
Para a safra 2016/17, o foco está no desenvolvimento de ações para o combate ao percevejo. A campanha tem como slogan “Todos contra o percevejo”.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Quinta-feira: Não-Me-Toque
Sexta-feira: Passo Fundo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
A confecção de artesanato em palha de trigo já está na terceira geração da família Wlodarkievcz.
Pouca mão de obra especializada gera déficit de R$ 2 bi à agricultura e constitui um dos principais entraves para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, afirma pesquisador do Instituto Agronômico