Produtor de Goiás obtém recorde nacional de produtividade de trigo
O produtor Paulo Bonato, de Cristalina (GO), colheu 8.544 kg/ha ou 142,4 sc/ha
A Adama, iniciou com a DuAgro uma parceria que, a partir de outubro, vai possibilitar o financiamento do produtor rural por meio de instrumentos financeiros.
Lançada pela XP Inc. e pela VERT, a DuAgro é uma plataforma de crédito que financia a compra de insumos agrícolas por produtores rurais. Com montante de R$ 100 milhões, o primeiro programa de crédito da DuAgro será destinado a clientes da Adama. O projeto-piloto deve alcançar cerca de 500 produtores rurais que receberão os recursos por meio de revendas de insumos espalhadas por todo o País.
O foco da linha de financiamento é apoiar os pequenos e médios produtores e, inicialmente, está destinada para as culturas de soja, milho, algodão e café. O limite e a taxa de juros de cada produtor serão definidos conforme sua nota de crédito e relacionamento com a cadeia. Não haverá exigência de garantia e a concessão do crédito é totalmente automatizada.
A Adama, em parceria com a DuAgro, viabiliza o financiamento ao produtor rural por meio da CPR-F sem lastro de garantias. O crédito será concedido diretamente aos produtores, indicados pelas revendas e cooperativas.
Todo o processo acontece em ambiente digital, de forma bastante ágil. O produtor acessa a plataforma, confirma seus dados cadastrais, faz o upload dos documentos pessoais e atualiza seu perfil. O acesso aos recursos acontece no momento exato do pedido. Caso queira seguir com a compra financiada, basta assinar eletronicamente a CPR (Cédula de Produto Rural) financeira.
O CFO da Adama, Luiz Ruzza, lembra que a empresa já fez programas de securitização no passado como forma oferecer alternativas de financiamento a seus clientes. “Essa proposta está bastante alinhada com o que a cadeia de distribuição e o produtor precisam, que é um financiamento inovador e simples. Muitas vezes o crescimento se vê bloqueado por conta de uma necessidade de suporte aos parceiros de distribuição.”
Na avaliação da CEO da DuAgro, Fernanda Mello, as restrições fiscais do Governo Federal e a escassez de crédito gerada pela pandemia reforçam a necessidade de diversificação das fontes de recursos. “Estamos falando do setor que é responsável por cerca de um quarto do PIB brasileiro e que não parou, porque não pode, mesmo em meio a uma crise generalizada. A demanda de funding é gigantesca, com tendência de crescimento ininterrupto pelas próximas décadas.”
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
O produtor Paulo Bonato, de Cristalina (GO), colheu 8.544 kg/ha ou 142,4 sc/ha
Depois das três revoluções industriais passadas pelo homem, atualmente vivemos em uma quarta base da tecnologia. Considera-se que a nossa era aplica a tecnologia digital em todos os aspectos da nossa sociedade, o que chamamos de ind&am