Adama divulga resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024

Receitas no primeiro trimestre diminuíram aproximadamente 16% para US$ 1,057 bilhão, apresentando uma redução de 10% nos preços e queda de 5% nos volumes

25.04.2024 | 15:19 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Rivka Neufeld e de Zhujun Wang

Adama Ltd. divulgou hoje seus resultados financeiros para o primeiro trimestre encerrado em 31 de março de 2024. Nesses primeiros meses, os preços das principais culturas agrícolas continuaram a declinar, e a oferta global mostrou sinais de melhora. Apesar de ainda estarem acima dos níveis históricos médios, os preços atuais têm impactado negativamente a renda dos agricultores em comparação com anos anteriores. A demanda dos agricultores, no entanto, espera-se que se mantenha estável sob as condições atuais.

As receitas no primeiro trimestre diminuíram aproximadamente 16% para US$ 1,057 bilhão, apresentando uma redução de 10% nos preços e queda de 5% nos volumes.

Steve Hawkins, presidente e CEO da Adama, destacou que "as condições de mercado permanecem desaceleradas no início de 2024", o que levou a empresa a focar na implementação de um plano de transformação que visa melhorar a qualidade do negócio.

O plano de transformação da empresa objetiva entregar metas de lucro e fluxo de caixa nos próximos três anos (2024-2026). Seus principais aspectos incluem excelência comercial, eficiência operacional e geração de caixa, com uma reestruturação da equipe de liderança e uma refocalização no portfólio para vencer na inovação de valor.

No Brasil, as vendas da Adama no primeiro trimestre refletiram um mercado de proteção de cultivos desafiador, afetado por condições meteorológicas desfavoráveis e uma abordagem de "esperar para ver" devido à forte concorrência, especialmente em "produtos comoditizados".

Perspectivas futuras

Apesar dos desafios iniciais de 2024, a Adama manifestou confiança de que o plano de transformação trará benefícios graduais, ajudando a empresa a melhorar sua margem bruta e a continuar focando na geração de caixa, que apresentou uma significativa melhoria no fluxo de caixa, tipicamente negativo no primeiro trimestre devido à sazonalidade.

"Enquanto esperamos que os benefícios deste plano sejam graduais, continuamos respondendo à situação de mercado atual", conclui Hawkins, indicando um otimismo cauteloso para o futuro da empresa no cenário global.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro