Ácaro vermelho das palmeiras está controlado no Amazonas, diz Mapa

28.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Levantamento fitossanitário finalizado semana passada não detectou, até o momento, a presença do ácaro vermelho das palmeiras (Raoiella indica Hirst) no Amazonas, informa o Ministério da Agricultura.

As investigações foram realizadas por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) em 215 quilômetros da BR 174. A rodovia liga Manaus/AM a Boa Vista/RR, onde foi verificada a incidência da praga pela primeira vez.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSV/SDA), Odilson Ribeiro, o maior risco de entrada de pragas está no transporte de pessoas e pequenos veículos, por causa do trânsito ilícito de vegetais e não no fluxo de vegetais transportados com a devida certificação fitossanitária. “São necessárias ações permanentes de educação da população em relação aos riscos da entrada clandestina de produtos vegetais provenientes do exterior ou de regiões com presença de pragas, para áreas livres”, afirmou.

Identificado pela primeira vez no Brasil, em Boa Vista, no final de julho, o ácaro vermelho é uma praga que atinge as palmeiras, inclusive coqueiros, bananeiras e plantas ornamentais tropicais. A praga se dissemina por meio do transporte da planta contaminada e pela ação do vento ou do próprio homem, insetos e aves que passam pelo vegetal infestado.

Medidas de controle - Em virtude da necessidade de ações urgentes para combate efetivo da praga, o Ministério da Agricultura solicitou à Comissão Técnica de Assessoramento de Agrotóxicos (CTA) o uso, em caráter emergencial, de produto de eficácia comprovada para o controle químico do ácaro vermelho das palmeiras. O ministério aguarda a manifestação conclusiva dos representantes da área de meio ambiente e de saúde para autorização desse uso emergencial.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro