Projeto brasileiro de pivô movido a energia solar transforma agricultura no Sudão
Projeto resultou em uma solução sustentável e eficiente para o cultivo em condições adversas no deserto africano
Nesta terça-feira (01/06) motoristas e passageiros dos veículos que passarem em frente à portaria da Embrapa Hortaliças, localizada na rodovia DF 180, no sentido Ponte Alta-Gama, serão mobilizados por uma ação de combate a queimadas.
Em parceria com o 37⁰ Grupamento Bombeiro Militar de Samambaia, servidores da instituição farão a distribuição de folder com orientações sobre a importância de prevenir queimadas, especialmente neste período de seca, no qual o Distrito Federal apresenta dias consecutivos de baixa umidade relativa do ar. Eles ainda receberão sacolinha de lixo para o carro e girassóis colhidos do campo plantado próximo à rodovia.
Queimada é uma prática arcaica que emprega o fogo, de forma planejada e controlada, para manejo em atividades agropastoris ou florestais. De acordo com o decreto nº 2.661, de julho de 1998, a queima controlada depende de autorização prévia junto ao órgão do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
No período do inverno seco na capital federal, evitar queimadas é importante porque com os fortes ventos e a baixa umidade relativa do ar, há grandes chances de se perder o controle do fogo e, assim, ocasionar incêndios em matas, florestas e vastas áreas de vegetação, prejudicando a fauna e a flora, o meio ambiente e mesmo a saúde da população.
Ações preventivas
Localizada a 40 km da região central de Brasília (DF), em uma área de 1.200 hectares, os campos experimentais da Embrapa Hortaliças, incluindo uma área de produção orgânica, ocupam cerca de 10% da área total, sendo o restante mantido como reserva legal.
Nesta área, como medida de prevenção, é feita a construção de aceiros, que são faixas sem vegetação que funcionam como barreiras para contenção do fogo, que impedem a propagação das chamas, seja em forma de valas ou de limpeza do terreno para obstruir a passagem do fogo.
“Neste ano, até o presente momento, tivemos êxito em manter toda a área de vegetação ao redor da Embrapa Hortaliças livre de queimadas e isso tem sido possível, em grande parte, por causa de nossas ações de prevenção como aceiros, rondas e educação ambiental”, afirma o chefe-geral Warley Nascimento, que ressalta a importância da colaboração e da mobilização de toda comunidade para o sucesso da iniciativa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura